4 dicas para economizar dinheiro no sacolão

4 dicas para economizar dinheiro no sacolão

Se a sua lista de compras costuma estar sempre repleta de frutas, verduras e hortaliças, você já deve estar familiarizado com o sacolão do seu bairro como uma alternativa aos preços competitivos dos supermercados. Afinal, principalmente em tempos de crise, é preciso saber controlar o orçamento para não entrar no vermelho. Mas, você sabe como economizar no sacolão?

Esse tipo de empreendimento é uma boa opção para quem busca encontrar produtos de qualidade com preços bem mais baixos em relação aos praticados em outros locais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira 4 dicas para economizar no sacolão.

1. Compre somente o que for consumir

Antes de sair de casa, faça duas coisas: dê uma olhada na geladeira para conferir o que está faltando e elabore uma lista com tudo o que você vai precisar durante a semana ou durante algum outro período de tempo que não seja muito longo..

Não se esqueça que frutas, verduras e hortaliças são produtos perecíveis e que estragam com facilidade. Por isso, é bem melhor voltar ao sacolão em duas semanas em vez de exagerar na primeira compra e deixar que os produtos acabem estragando. Tenha cuidado com os excessos. Não é porque está barato que você precisa comprar além do necessário.

2. Defina quanto vai gastar antes de sair de casa

Com a lista de compras em mãos, faça alguns cálculos para saber qual é o valor aproximado que você vai gastar no total. Com base nesse valor médio, saia de casa levando apenas a quantia necessária para a compra dos produtos que você listou. Além disso, leve dinheiro vivo. Ao contrário do cartão, ele contribui para evitar despesas extras e, muitas vezes, desnecessárias.

3. Prefira frutas da estação

Procure sempre priorizar as frutas da estação que, além de mais frescas, costumam ser sempre mais baratas. Veja o exemplo abaixo:

  • outono: prefira abacate, goiaba e mamão;
  • inverno: compre morango, kiwi e carambola;
  • primavera: opte por acerola, amora, maracujá e pêssego;
  • verão: leve para casa abacaxi, melancia e uva.

Essa é uma ótima dica para economizar dinheiro no sacolão.

4. Aproveite os dias de promoção

Se o sacolão no qual você tem o hábito de comprar costuma fazer boas promoções, programe-se para fazer as compras nesses momentos específicos, mesmo que seja na metade ou no fim do mês.

Calcule antes e, se realmente fizer uma boa diferença, reserve o dinheiro e troque o dia de compras do início para meados do mês. Organize-se para isso, pois essa é uma boa maneira de economizar dinheiro no sacolão.

Mesmo que você já dê preferência a lugares com produtos mais em conta, tentar controlar as despesas é sempre uma boa ideia, e não apenas para quem vive com o orçamento apertado. Além do mais, na medida do possível, economizar no sacolão pode resultar em uma boa poupança no fim do mês.

Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Então veja, também, como fazer uma boa e econômica lista de supermercado!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também