Aprenda a escolher o perfume certo para dar de presente

Aprenda a escolher o perfume certo para dar de presente

Escolher um presente para alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Seja uma pessoa muito próxima ou alguém distante, quem presenteia busca que a escolha agrade quem é presenteado. Ao optar por um perfume para dar de presente, as chances de cativar são grandes, mas pode ser igualmente difícil escolher a fragrância ideal.

Para isso, existem técnicas que são boas aliadas durante o processo de provar, sentir e reconhecer os cheiros possíveis até efetivar a escolha do perfume certo para presentear alguém. Acompanhe o post e descubra algumas delas!

Dedique-se à escolha do perfume para dar de presente

Apesar dos envases atrativos, com diferentes formatos e tamanhos, os perfumes devem ser escolhidos pela fragrância. E escolher o cheiro ideal requer tempo, dedicação e, às vezes, até uma certa irreverência para descobrir mais sobre a pessoa, se ela não for muito íntima.

Por isso, optar por presentear com perfume é uma opção ótima para pessoas que gostam de passear e fazer compras ou que podem disponibilizar um certo tempo para conhecer diferentes marcas, lojas e opções.

O melhor de tudo é que o prazer em presentear e o tempo dedicado à escolha acabam impactando na satisfação daquele que recebe o presente. E perfumes são grandes demonstrações de carinho e cuidado com amigos e familiares.

Descubra se a pessoa usa perfume

Antes de mais nada, é preciso descobrir se quem será presenteado é afeito aos perfumes. Existem aqueles que possuem uma vasta coleção no guarda-roupas e outros que não têm nenhum: nos dois casos, ganhar um frasco novo pode ser bastante comemorado.

Ainda assim, lembre-se que algumas pessoas podem ter reações negativas a determinados cheiros, como dores de cabeça e espirros, entre outros. Por isso, procure saber mais, mesmo perguntando a outras pessoas, sobre como quem será presenteado lida com perfumes.

Identifique a personalidade

O próximo passo é identificar a personalidade. Isso porque, quando um perfume é feito, a fragrância é criada por especialistas com determinados elementos que evocam certas memórias e impactam um certo grupo de pessoas.

Considere fatores como a faixa etária, o estilo de se vestir, as preferências (clássico, moderno ou romântico?), a forma de se expressar e os hábitos mais comuns. Nesse momento, as preferências pessoais devem ser colocadas em segundo plano, servindo muito bem para um desempate entre fragrâncias, por exemplo.

Conheça as famílias olfativas

Como dissemos, os aromas são capazes de ativar memórias e despertar sentimentos. Isso ocorre porque acionam o hipotálamo, parte do nosso cérebro responsável pelas emoções.

Por isso, associamos cheiros a sensações, posturas e personalidades. Sendo assim, especialistas em perfumaria classificaram famílias olfativas que, por suas características, têm o poder de ativar determinadas memórias e percepções. Conheça as mais conhecidas:

Cítricos e fougères

Aromas leves, que trabalham com especiarias doces e óleos cítricos, refletindo em fragrâncias frescas. São ideais para pessoas com personalidade descontraída, animada e espontânea.

Florais

Fragrâncias mais populares, que podem trazer misturas de ramos de flores ou uma única nota floral, mais marcante. Refletem pessoas românticas, elegantes e clássicas.

Amadeirados

Família formada por madeiras como cedro, pinho e sândalo, resultando em notas menos adocicadas e mais secas. São ideais para personalidades fortes e sofisticadas.

Orientais

Essas fragrâncias remetem a sensualidade, calor e mistério, combinando especiarias doces com resinas orientais e aldeídos picantes. Canela e baunilha são bastante usados e atraem personalidades sedutoras, que chamam a atenção.

Agora é só dar um pulo no shopping e colocar em prática todas essas dicas para escolher o melhor perfume para dar de presente!

Porém, se você ainda está em dúvida e busca mais ideias para presentear amigos e familiares, conheça outros seis presentes criativos que as pessoas adoram.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também