5 dicas de alimentos que dão energia para começar bem o dia

5 dicas de alimentos que dão energia para começar bem o dia

Por conta da correria da rotina, muitas pessoas acabam deixando o café da manhã de lado, sem fazer qualquer refeição antes de ir para o trabalho. No entanto, para começar bem o dia, é fundamental comer alimentos que dão energia.

Dessa forma, é possível ter mais disposição para lidar com as obrigações cotidianas e tudo tende a ser menos cansativo do que o habitual.

Por que comer alimentos que dão energia de manhã?

A nutricionista Livia Hasegawa disse, em entrevista concedida ao portal Terra, que “se falta alimento neste horário, o organismo já está com suas reservas de energia baixas e começa a utilizar massa muscular. Ou seja, há perda de massa muscular e consequente flacidez, por exemplo”.

Sendo assim, o que comemos nesse momento é muito importante, porque será determinante em relação ao resto do dia, ajudando na produtividade e no bem-estar. Se você deseja conhecer algumas ótimas dicas para levar em consideração na próxima vez que fizer compras no supermercado, continue lendo o texto!

Quais alimentos têm essa propriedade?

1. Sucos naturais

Beber um suco natural ou de polpa de fruta, principalmente quando é batido na hora — o que auxilia na preservação de seus nutrientes —, é uma excelente maneira de começar o dia com bastante energia.

Lembre-se, no entanto, de consumi-lo sem adição de açúcar, ok? As frutas já têm uma grande quantidade de açúcares naturais. Por conta disso, ele também ajuda a saciar a vontade de comer guloseimas logo cedo.

2. Pães

O pão é uma tradição do café da manhã tipicamente brasileiro, não é mesmo? Entretanto, tente evitar os pães que não sejam totalmente integrais. Essa dica fica ainda melhor caso eles contenham grãos e sementes, pois isso geralmente significa que são ricos em vitaminas. Marque esse item em sua lista de compras para não se esquecer desses detalhes!

3. Cereais

Fibras, ácidos graxos, vitaminas variadas: enfim, com todos esses nutrientes em suas respectivas composições, os cereais são excelentes opções de alimentos para obter energia.

Porém, deixe de lado aqueles que são artificialmente açucarados e dê preferência aos mais rústicos, como granola, aveia e linhaça. Eles ficam ainda mais deliciosos com acompanhamentos como mamão, iogurte, banana, morango e maçã.

4. Água

Falar da importância da água para o corpo humano sem ser redundante é quase impossível. Contudo, muitas pessoas só ingerem o primeiro copo d’água depois de já terem despertado há um bom tempo. Tome um copo assim que acordar e não se esqueça de beber pelo menos dois litros ao longo do dia.

5. Castanhas, amêndoas, nozes e grãos

Além de ter um sabor incrível, esse tipo de alimento contribui com boas doses de magnésio, ômega-3 e proteínas, melhorando a resistência física, ajudando na prevenção de diversas doenças e dando uma importante sensação de saciedade. Apenas cuide para não exagerar, beleza?

Faça a combinação que mais lhe agrada de alimentos que dão energia. Assim, seus dias serão melhor aproveitados e você terá uma vida mais plena e saudável, conseguindo se dedicar a todos os seus afazeres. Bom apetite!

Se você gostou dessas dicas, siga nosso perfis nas redes sociais para encontrar outros conteúdos interessantes: estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, Google+ e Flickr!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também