5 cuidados que você precisa ter ao escolher um Pet shop

5 cuidados que você precisa ter ao escolher um Pet shop

Os bichos de estimação já são considerados como parte da família em muitos lares, não é mesmo? O carinho e a companhia que cachorros e gatos dedicam aos seus donos são suficientes para criar um grande laço de amizade.

Para manter a saúde e a qualidade de vida dos bichinhos de estimação, muita gente se esforça para escolher boas rações, veterinários qualificados e um excelente pet shop para realizar os procedimentos de banho e tosa.

O resultado disso é o grande crescimento do mercado dos animais de estimação, que foi um dos menos afetados pela crise econômica do país. A cidade de São Paulo, por exemplo, atualmente possui mais pet shops do que padarias.

Em meio a tantas opções, surge a dúvida: Como selecionar o pet shop ideal para meu cão ou gato? Para ajudar você a escolher um pet shop, elaboramos algumas dicas sobre cuidados que você precisa ter ao realizar essa seleção. Vamos conferir?

1. Verificar as condições de atendimento

Quando vamos a um hospital ou a um salão de beleza, uma das primeiras coisas que observamos é se aquele é um local limpo e iluminado, certo? O mesmo deve ser feito com os pet shops para os quais levamos nossos animais de estimação.

Observe se o chão está limpo, se as paredes são claras e a frequência com a qual a limpeza do espaço é feita. É importante observar também a segurança do local. Há possíveis rotas de fuga? Existe algum lugar pelo qual o animal consiga escapar para a rua?

Se você tiver um gato, preste o dobro de atenção. Como os felinos geralmente não gostam de água ou de terem as unhas cortadas, eles podem ser bem criativos na hora de tentar escapar dos espaços.

2. Conversar com outros clientes

Muitas vezes, a escolha de um pet shop para seu bichinho é feita baseando-se somente na localização. Se aquele estabelecimento fica perto da sua casa, é provavelmente ali que você levará seu bichinho.

Outra forma de escolher um pet shop é por meio de indicações e referências. Converse com amigos e conhecidos que tenham animais de estimação e descubra onde eles levam seus bichinhos, para ter informações.

Com a internet, é possível verificar resenhas e avaliações de pet shops em diversos sites e redes sociais, que permitem que as pessoas deixem comentários sobre o atendimento em certos lugares.

Se o pet shop onde você pretende levar seu bichinho tem muitas avaliações negativas ou poucas estrelas, fique atento — aquele pode não ser o melhor lugar para seu animalzinho!

3. Conhecer a equipe

Converse com os funcionários do pet shop. Não só aqueles que fazem o atendimento aos clientes, mas aqueles que ficarão responsáveis pelo banho e tosa do seu bichinho.

Para trabalhar nessas funções, é interessante ter um certificado de tosador e realizar um curso profissionalizante. Verifique se o pet shop possui esse diferencial.

Tente observar como o funcionário realiza os atendimentos e trata os bichinhos. Para trabalhar com animais de estimação, é preciso ter muito amor e cuidado.

4. Verificar licenças de funcionamento

Todo estabelecimento comercial necessita de uma licença de funcionamento, emitida pela prefeitura de sua cidade. Ao escolher um pet shop, deve-se observar se esse local possui essa autorização.

Além disso, tente descobrir se eles possuem registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária, em especial se o local fizer consultas com veterinário. Os pet shops também devem possuir uma  autorização emitida pela Vigilância Sanitária local.

5. Observar seu animal

Observou todos os detalhes acima e decidiu levar seu animalzinho até o pet shop escolhido? Fique atento em como o animal reage ao voltar de lá. Se seu cachorro coça muito as orelhas depois do banho, isso pode ser um sinal de que o atendente não foi cuidadoso e deixou cair água nos ouvidos do bichinho.

Observar se ele volta animado e alegre do pet shop, ou se volta assustado e aborrecido, também podem te ajudar a determinar se aquele é ou não é um bom estabelecimento para vocês.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher um pet shop? Siga nossas redes sociais e acompanhe mais dicas! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Google+ e Flickr!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também