Quais as 6 frutas importantes para o consumo?

Quais as 6 frutas importantes para o consumo?

Elas podem saciar a fome, hidratar e ainda refrescar. São frequentes nas mais diferentes receitas e é difícil encontrar alguém que não tenha uma preferida. Afinal, existem diversas frutas importantes que trazem como vantagem não apenas a variação do nosso cardápio, mas principalmente o bom funcionamento do nosso organismo.

São benefícios que promovem a longevidade, aumentam a energia, geram sensação de bem-estar e diminuem o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, depressão e colesterol alto.

Pensando nisso, listamos 6 frutas e os respectivos nutrientes e efeitos positivos para que você veja a importância de ingeri-las com frequência. Confira!

1. Laranja

Para começar nossa lista, temos a laranja, que é uma grande aliada da nossa saúde. Isso porque ela é rica em vitamina C, responsável por ampliar as defesas do nosso sistema imunológico e, assim, evitar o desenvolvimento de doenças, como gripes, resfriados e viroses.

Nela, também há abundância de vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso e também aumentam a nossa capacidade de raciocínio e memorização.

2. Banana

A banana, por sua vez, é uma excelente fonte repositora de potássio para o nosso organismo. Ao consumi-la, evita-se as incômodas contrações musculares involuntárias (popularmente conhecidas como cãibras).

Porém, esse não é o único benefício da fruta. Afinal, ela também possui triptofano, um aminoácido que contribui para a formação da serotonina, que é o regulador do nosso relaxamento físico e mental e da sensação de bem-estar. Esse hormônio, inclusive, desempenha papel essencial para diminuir os níveis de estresse, ansiedade e insônia.

3. Maçã

Outra das frutas importantes que não deve faltar na sua rotina é a maçã, pois ela beneficia diretamente a sua saúde bucal. Isso acontece devido ao efeito adstringente que os antioxidantes presentes nela possuem, como é o caso do tanino.

Eles promovem a higienização tanto dos seus dentes quanto da sua língua diminuindo, assim, as chances de você desenvolver cáries e placas bacterianas. Além disso, os flavonoides têm efeito anti-inflamatório — o que se torna um diferencial para quem lida no dia a dia com doenças gastrointestinais, como gastrite, úlceras e doença celíaca.

4. Uva

Já a uva, por outro lado, contém grande quantidade de resveratrol e antocianinas que impulsionam a vasodilatação e diminuem a formação de placas arteriais. Com isso, melhoram a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema cardiovascular.

Por diminuir os níveis de gordura no sangue, a uva também proporciona a regulação da pressão arterial. Fora isso, ela também é fonte de ferro, um mineral essencial para a hemoglobina transportar o oxigênio para órgãos e tecidos. Assim, evita-se um quadro de anemia e há um aumento de energia e produtividade ao longo do dia.

5. Abacaxi

O abacaxi é mais uma das frutas importantes para a sua saúde. Isso porque ele é fonte de fibras, o que facilita a digestão e melhora o funcionamento do trato intestinal. Ele também possui muitos antioxidantes, como o betacaroteno, que retarda o envelhecimento e contribui para a fortificação da estrutura óssea.

Outro benefício do abacaxi fica por conta dos níveis de manganês que ele possui, pois esse mineral é fundamental para a produção dos hormônios T3 e T4, que são produzidos na tireoide.

6. Abacate

Por fim, temos o abacate, que possui uma enorme gama de nutrientes. Um exemplo é o cálcio, mineral de extrema valia para a construção e manutenção da nossa estrutura óssea. Além dele, há também as vitaminas A e E, responsáveis pela proteção da córnea e o controle do colesterol ruim, respectivamente.

E se você pensa que acaba aí, está enganado. O abacate também é fonte de fósforo e zinco, minerais que ajudam a manter o crescimento saudável dos dentes e regulam os níveis hormonais no organismo, como é o caso da testosterona.

Como você leu, não faltam frutas importantes com potencial de melhorar a sua saúde e o seu bem-estar. Por isso, consuma-as diariamente, seja na sua forma natural, como suco ou no preparo de pratos. E se você gostou de ler mais sobre o assunto, não deixe de assinar já a nossa newsletter para outras dicas e sugestões!

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