Como fazer uma boa decoração do seu apartamento ou casa?

Como fazer uma boa decoração do seu apartamento ou casa?

Chegar ao lar depois de um dia cheio é uma das melhores sensações que existem. Quando ele está decorado e organizado, é melhor ainda. E engana-se quem pensa que um projeto de decoração está fora do alcance das mãos por ser muito trabalhoso ou caro.

Com planejamento e criatividade, é possível fazer a decoração de apartamento ou casa gastando pouco e até reaproveitando móveis que você já tem. Confira as nossas dicas!

Faça um planejamento

Antes de colocar a mão na massa, faça um diagnóstico da sua casa. Identifique pontos fortes e também os pontos que precisam de atenção. Pode ser uma janela com boa entrada de luz ou mesmo um local com espaço inutilizado, como uma pequena varanda.

Analise o potencial destes espaços para transformá-los a partir de boas referências. Por exemplo, se você deseja que seu quarto tenha mais espaço, pense em um projeto que aproveite a parte de cima do cômodo, com armários ou prateleiras.

Busque orientação de um especialista

Mesmo se organizando e pesquisando, começar o projeto pode ser simples para uns e mais complexo para outros, seja pela falta de tempo para garimpar e comprar peças, comparar preços, etc.

A ajuda de um designer de interiores pode ser interessante no momento da decoração no apartamento ou casa, especialmente para quem não tem experiência em combinar texturas, estampas e objetos de decoração.

Na verdade, o trabalho deste profissional vai além disso. Ele vai acompanhar o projeto do começo ao fim, cobrando prazos e criando soluções inteligentes para otimizar os espaços.

Otimize os espaços

Otimizar o espaço significa aproveitar todo o potencial que ele tem para transformá-lo em um cantinho bacana da casa. Por exemplo, se você tem um quarto de hóspedes, mas precisar ter um ateliê para receber clientes, é possível aproveitar o espaço e usar o cômodo de forma que ele atenda às duas necessidades.

Também é possível otimizar o espaço analisando os móveis da sua casa. Testar alternativas de layout, ou mesmo priorizar um móvel de destaque no cômodo, transforma a sua casa sem que seja preciso gastar muito com móveis novos.

Combine cores, texturas e objetos

Combinar os objetos, móveis e itens decorativos da casa é um desafio gostoso de cumprir. Graças à internet, há uma infinidade de referências ao alcance das mãos, e você pode escolher as que mais combinam com o seu estilo.

Comece aos poucos

Se você quiser praticar com pequenos projetos antes de revolucionar a decoração de apartamento ou casa, pode tentar algum destes:

Transforme móveis, azulejos e até paredes com materiais adesivos

O adesivo vinílico, o tecido autocolante e até um papel de presente bacana podem transformar móveis e até as paredes da casa! Esses materiais são fáceis de aplicar e remover, permitem diversas combinações de cores e estampas e também podem ser aplicados em uma grande variedade de superfícies.

Aquela cômoda antiga, por exemplo, pode ganhar cara nova com um projeto simples de tecido adesivo nas gavetas. Quem não tem medo de ousar pode revestir a geladeira com o adesivo vinílico ou destacar a parede com um lindo tecido adesivo.

Dê novos usos para objetos antigos

As casas dos nossos avós ou mesmo a dos nossos pais têm sempre móveis antigos que rendem uma boa reforma e uma nova proposta de uso. Você pode herdar uma cristaleira, uma boa cômoda ou uma mesa, que, com muito carinho e um pouco de tinta, podem se transformar em um objetos exclusivos na sua casa. E o melhor, cheio de boas lembranças!

Use a tecnologia a seu favor

Uma pesquisa rápida na loja de aplicativos do seu telefone indicará alguns apps que são muito úteis na hora de decorar. Existem os que são usados para tirar medidas de paredes e móveis, os que simulam novas cores nas paredes da casa, os que têm a função de nível e os que reúnem centenas de inspirações de decoração.

Pela internet também é possível comprar móveis e objetos bacanas de decoração. Blogs especializados dão várias dicas de lojas online que têm um acervo interessante.

Agora aproveite que você agora está por dentro de como fazer a decoração de apartamento ou casa e compartilhe estas dicas nas redes sociais!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também