Equipe de vendas: aprenda a aumentar a produtividade e os lucros da sua loja

Equipe de vendas: aprenda a aumentar a produtividade e os lucros da sua loja

Definitivamente, o coração de qualquer loja é a equipe de vendas. São esses profissionais que movimentam o caixa, trazem os resultados e, além disso, também são o rosto da empresa – afinal, os clientes sempre se relacionam com eles. É justamente por esse motivo que é preciso dar uma atenção especial para o time.

Algumas estratégias podem fazer a diferença para garantir a produtividade e a motivação da equipe de vendas.

Para que você consiga que os seus colaboradores vistam a camisa da empresa, preparamos este artigo com algumas dicas importantes de gestão de pessoas que podem ser aplicadas no seu empreendimento. Confira!

Ofereça treinamentos

Os treinamentos exercem uma dupla função em uma empresa. Por um lado, é com eles que o gestor consegue desenvolver seus talentos e melhorar o desempenho na organização. De outro, eles também garantem a motivação da equipe de vendas.

Sim, ao contrário do que muitos gestores pensam, os colaboradores estão dispostos a aprender novas habilidades, afinal, eles também pensam na própria carreira.

Nesse sentido, existem, basicamente, três tipos de treinamentos que podem ser incorporados para a equipe de vendas:

  1. treinamentos comportamentais: são voltados para a transmissão dos códigos de ética e de postura da empresa;
  2. treinamentos técnicos: direcionados ao aprendizado de novas maneiras de executar o trabalho;
  3. treinamentos de produto: são realizados para que os vendedores conheçam os detalhes do que vendem.

O aprimoramento da capacitação profissional de todos os integrantes da equipe de vendas pode trazer melhorias no desenvolvimento das funções e, consequentemente, ótimos resultados financeiros ao empreendimento.

Invista no motivacional

Evidentemente, uma das formas de melhorar o desempenho da empresa é investir no motivacional dos colaboradores.

Afinal, quando estão dispostos e se sentem satisfeitos no ambiente de trabalho, eles conseguem extrair o máximo de suas habilidades. Existem algumas dicas para trabalhar esse aspecto, além dos treinamentos.

Em primeiro lugar, destacamos o marketing de incentivo, que nada mais é do que o conjunto de práticas que tem como objetivo promover a empresa entre os próprios colaboradores – como viagens, entre outros.

Além disso, um plano de carreira também é um excelente elemento motivacional, pois os colaboradores saberão que têm um futuro na organização.

Forneça as ferramentas

Outro ponto muito importante é fornecer as ferramentas certas para que os colaboradores possam extrair o seu melhor. Sim, a tecnologia é cada vez mais indispensável.

Podemos destacar, nesse sentido, o ERP (Enterprise Resource Planning), que tem como objetivo a automação de todos os processos do negócio, além da administração de todos os dados internos. Certamente, uma ótima opção para facilitar o trabalho dos colaboradores.

Além do ERP, temos ainda o CRM (Customer Relationship Management), uma ferramenta que também tem como objetivo a administração de dados, porém, com foco no cliente.

Com ela, a equipe de vendas pode desenvolver um trabalho muito melhor em relação aos consumidores, afinal, haverá as informações necessárias para desenvolver uma abordagem mais personalizada e efetiva, o que costuma aumentar significativamente os resultados.

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