Conheça os principais problemas de gestão que prejudicam as vendas da sua loja

Conheça os principais problemas de gestão que prejudicam as vendas da sua loja

Realizar a gestão de uma loja não é uma tarefa nada fácil, muito pelo contrário, exige bastante cuidado e atenção dos lojistas. Acompanhar as vendas e ao mesmo tempo gerenciar as contas, controlar o estoque e saber lidar com os funcionários, são tarefas que carecem de muito foco.

Qualquer erro de gestão em um empreendimento pode prejudicar bastante o seu desempenho, principalmente os lucros. Por isso, é fundamental que os empreendedores saibam como organizar a loja e preparar o estabelecimento para as mais diversas situações que podem ser impostas pelo mercado.

Para ajudá-lo a manter pleno controle sobre o seu negócio e assegurar bons lucros, separamos neste post os principais problemas de gestão que prejudicam as vendas da sua loja. Confira!

1. Não dar importância ao plano de negócio

O plano de negócio é o grande responsável por definir os principais objetivos de um empreendimento e quais passos e procedimentos devem ser seguidos para que eles sejam alcançados. Deixar de seguir esse documento é um dos problemas de gestão mais comuns e que mais podem prejudicar uma empresa.

Ao não cumprir os processos que foram definidos, obviamente os resultados esperados não serão alcançados. Logo, as metas de vendas não serão batidas. Portanto, é fundamental que todos os empreendedores sigam o planejamento prévio e busquem os objetivos definidos.

2. Deixar de conhecer o mercado em que a loja está inserida

Não conhecer o mercado e entender o perfil dos compradores pode ser um erro crucial para o negócio. Compreender todo o contexto no qual a loja está inserida e saber o que os clientes esperam e desejam são fatores essenciais para a criação das estratégias e do posicionamento do negócio no mercado.

Portanto, para manter bom número de vendas e garantir boa margem de lucro, é necessário que os empreendedores estudem o mercado e conheçam o perfil dos seus clientes.

3. Negligenciar o capital de giro

Um dos principais problemas de gestão de qualquer negócio é a falta de controle do capital de giro. Monitorar o fluxo de caixa é uma das tarefas mais importantes para o sucesso de qualquer loja, para saber qual capital a loja possui para realizar investimentos, pagar os funcionários e quitar as contas.

É de extrema importância que os lojistas saibam quanto dinheiro há disponível e controlem as contas do negócio. Qualquer erro no gerenciamento financeiro da loja pode prejudicá-la bastante e até mesmo levá-la à falência.

4. Não controlar o estoque

A falta de gestão do estoque da loja pode resultar em dois cenários distintos: falta de produtos disponíveis para os clientes ou grande quantidade de itens estocados.

A falta de itens nas prateleiras pode fazer com que a loja deixe de fechar negócio e até mesmo perca clientes. Já o alto volume de estoque reduz consideravelmente o fluxo de caixa, mantendo muito “dinheiro parado” e prejudicando o crescimento do negócio.

Para evitar essas situações é necessário que os lojistas façam o controle do estoque da loja. Esse controle pode ser feito por meio de uma planilha ou por um sistema de gestão. Ambas as formas de controle podem proporcionar bons resultados. O importante é não deixar de gerenciar o estoque continuamente.

Aprendeu quais são os principais problemas de gestão que podem prejudicar bastante a sua loja? Agora não deixe de curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também