Marketing de relacionamento na sua loja: aprenda a lucrar cada vez mais

Marketing de relacionamento na sua loja: aprenda a lucrar cada vez mais

Você já parou para pensar o que diferencia duas empresas do mesmo segmento? Na grande maioria das vezes, os produtos são bem parecidos. Mesmo assim, uma consegue ser mais popular que a outra. Isso acontece por vários motivos, mas, principalmente, por causa do marketing de relacionamento.

Quer saber o que é e por que vale a pena adotar essa prática no seu futuro negócio? Então continue a leitura!

O que é marketing de relacionamento?

Trata-se de um conjunto de ações que têm como objetivo criar e manter um relacionamento positivo com o consumidor. Isso inclui disseminação da marca, fidelização de clientes e aumento de autoridade no mercado. A ideia é fazer com que as pessoas se tornem verdadeiras fãs de produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Quais os principais benefícios dessa estratégia?

Custo extremamente baixo

Práticas de relacionamento podem ser trabalhadas com ajuda de recursos e ferramentas digitais, como sistema de automação, e-mail marketing e redes sociais.

O custo de manutenção desses canais é praticamente zero. Uma equipe pequena, mas capacitada, já é suficiente para desempenhar bem a função de captar clientes.

Publicidade gratuita

Além do custo ser mínimo, a publicidade é de graça. Como isso é possível? Quando uma empresa supera as expectativas do cliente, ele comenta com amigos e familiares sobre o acontecido. É o famoso marketing boca a boca. Assim, outros compradores visitam a sua loja por causa desse tipo de recomendação.

Confiança dos clientes

Se você trabalha para agradar e conquistar o seu público, mais cedo ou mais tarde, ele vai se sentir confiante em relação ao seu produto e aos futuros projetos que a sua marca pretende lançar. Isso ocorre porque as pessoas ficam mais propensas a acreditar em algo ou alguém quando existe uma relação afetiva.

Aumento significativo das vendas

Uma das práticas do marketing de relacionamento é oferecer conteúdo útil para o cliente. Normalmente, são dicas, artigos e vídeos interessantes para seu público. Além desses materiais, é possível enviar sugestões de compras com base nas preferências pessoais dele. Resultado: você vende muito mais!

Autoridade da marca

Hoje, o consumidor não quer apenas adquirir um produto. Ele deseja viver uma experiência. As empresas que estão constantemente investindo em contato são mais capazes de ganhar reconhecimento e autoridade de marca. Isso é extremamente importante para se destacar da concorrência.

Vantagem competitiva

Muitos empreendedores iniciantes têm receio de começar uma estratégia de marketing por acreditar que estão em desvantagem em relação aos concorrentes. No entanto, pensar assim é um erro. Ações criativas e bem estruturadas tornam possível a disputa de igual para igual. Quem encantar o cliente fica melhor posicionado no mercado.

Fidelização de clientes

Por último, mas não menos importante, vem a fidelização de clientes. É um desafio vencido com ajuda de estratégias de venda e pós-venda, ações promocionais por acúmulo de pontos, brindes, entre outras práticas do marketing de relacionamento voltadas para atrair e reter o público-alvo.

Como você viu, mesmo que os produtos sejam semelhantes e a concorrência muito acirrada, é perfeitamente possível se diferenciar por meio do marketing de relacionamento. Pense nisso!

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