Tudo que você precisa saber sobre financiamento para abrir uma loja

Tudo que você precisa saber sobre financiamento para abrir uma loja

Ao pensar em abrir o próprio negócio, muitos empreendedores têm como primeira opção abrir uma loja, quer física, virtual ou atuando nas duas frentes.

Mas como conseguir financiamento para abrir uma loja? Veja quais são as melhores alternativas para isso e veja qual se encaixa melhor no seu caso.

O que é financiamento?

Um empréstimo consiste em pegar uma quantia em dinheiro sem determinar com antecedência com qual objetivo será usado. O financiamento é o oposto disso: sabe-se exatamente no que os recursos captados serão investidos.

Numa explicação um pouco mais completa, financiamento pode ser entendido como a aquisição de um bem material, que será pago de forma parcelada, com juros incluídos sobre o valor inicial investido.

Quais são as alternativas de financiamento para abrir uma loja?

Depois de saber o que é um financiamento, você precisa pensar em quais são as possibilidades para levantar o dinheiro necessário para abrir a sua loja.

Pensando nisso, vamos destacar as principais formas que você pode usar para levantar o dinheiro necessário para o seu investimento. Vamos lá?

Utilizar recursos próprios

Usar uma reserva de dinheiro e não precisar do banco é a melhor forma de iniciar um negócio. Assim, você poderá iniciar a sua loja sem dívidas.

Caso você tenha sido mandado embora recentemente do emprego, possua um imóvel ou outro bem de alto valor, pode utilizar o dinheiro para investir no seu próprio negócio.

Ajuda de amigos e familiares

Em inglês, existe um recurso conhecido como “love money”, ou seja, é o financiamento de amigos e familiares em um negócio que seja importante para o empreendedor.

A taxa de juros nesse tipo de financiamento costuma ser menor, mas vale a pena lembrar que para esse tipo de acordo também deve ser formalizado um contrato.

Isso serve para evitar mal-entendidos entre você e as pessoas que são importantes na sua vida pessoal.

Fazer um empréstimo bancário

Antes de fazer esse tipo de negócio, você deve pensar muito bem em quanto do seu orçamento pode ser utilizado.

Também calcule a taxa de juros que pagará, e pense bem se a sua loja ainda conseguirá ser rentável com parte do orçamento comprometido.

Para pessoas que estão começando um negócio, o banco vai avaliar quais os bens que podem ser deixados como garantia de pagamento, o que pode representar certa dificuldade de aprovação para alguns.

Ter um sócio investidor

Outra possibilidade de levantar o capital necessário para abrir a sua loja é buscar por um sócio investidor  —  que pode ou não ser seu amigo.

Nessa proposta, o sócio entra com o dinheiro e você com o trabalho. Para esse sistema funcionar adequadamente devem ser definidas, antes de iniciar qualquer coisa, quais serão as regras do acordo e a porcentagem que cada um terá de lucro.

Fazer uma pesquisa de mercado e identificar qual a melhor forma de financiamento para abrir uma loja, de acordo com o seu perfil e opções disponíveis no seu caso, vai contribuir muito para manter o equilíbrio das finanças. Isso ajudará a abrir um negócio sólido e lucrativo desde o início.

Gostou dessas dicas que apresentamos sobre o financiamento para abrir uma loja? Quer ter acesso a mais informações como essa? Então, curta a nossa página no Facebook!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também