Queda nas vendas? 4 motivos que fazem sua loja vender pouco

Queda nas vendas? 4 motivos que fazem sua loja vender pouco

O mercado está altamente competitivo em praticamente todos os segmentos, especialmente após a crise econômica que o Brasil passou nos últimos anos. No entanto, embora o país já mostre sinais cada vez mais claros de recuperação, muitos empreendimentos ainda estão experimentando uma queda nas vendas.

Logicamente, essa é uma situação bastante indesejável para os gestores, pois põe em risco os resultados no final do mês e a própria sobrevivência do negócio em curto, médio e longo prazo. Quer conhecer alguns dos motivos que fazem sua loja vender pouco? Então confira o conteúdo a seguir!

1. Localização pouco estratégica

Um dos motivos que pode justificar uma queda nas vendas de qualquer tipo de empresa é o fato estar situada em uma localização pouco estratégica. Independentemente do tipo de setor no qual está inserida, é essencial que o negócio esteja em um local com boa movimentação de pessoas, especialmente em relação ao seu público-alvo.

O ideal é investir em um imóvel que fique em um bairro condizente com o estilo do empreendimento e que facilite o acesso dos clientes, contando com a presença de estacionamento nas adjacências e transportes públicos como ônibus, trem e metrô. Bons níveis de segurança também são imprescindíveis.

2. Identidade visual inadequada

A identidade visual tem um papel crucial na atração de clientes e, quando está inadequada, pode resultar em uma queda nas vendas. Existem algumas boas práticas que podem ajudar nesse quesito, contribuindo para que você realize os ajustes específicos para o seu público-alvo e o seu plano de negócios.

Alguns fatores são ainda mais importantes, como a escolha da paleta de cores e a sua distribuição no logotipo da marca. O mesmo vale para a seleção dos móveis e dos demais itens da decoração, que devem ser condizentes com a missão, os valores e os objetivos do negócio. Contar com ajuda profissional pode ser de grande valia.

3. Funcionários despreparados

O capital humano é o principal ativo de qualquer empresa. Sendo assim, você aumenta significativamente as chances de experimentar uma queda nas vendas quando ele não está bem preparado. Diante dessa realidade, não encare os gastos com o aprimoramento dos funcionários como um custo, mas sim como um investimento.

Sempre que possível, permita que eles façam treinamentos e arque com as despesas de cursos e palestras relacionadas com o seu segmento. Indique também a leitura ou prepare materiais que possam contribuir para que cumpram melhor suas funções. Não hesite em passar feedbacks e marcar reuniões com a sua equipe.

4. Pouco investimento em publicidade

Por fim, um dos maiores erros que os gestores podem cometer em qualquer negócio é investir pouco em publicidade, pois é exatamente o merchandising que atrai novos clientes e diferencia a empresa na cabeça das pessoas. O lado bom dessa história é que, por meio do marketing digital, é possível fazer isso mesmo com poucos recursos.

As redes sociais têm um papel crucial sob esse prisma. Um perfil do empreendimento no Facebook, por exemplo, ajuda a estreitar os laços com os consumidores. Já o Instagram pode ser o local ideal para divulgar fotos e vídeos com os seus produtos ou serviços. O LinkedIn, por sua vez, é perfeito para contatos profissionais.

E agora, entendeu as possíveis razões para a sua empresa experimentar atualmente uma queda nas vendas? Ficou alguma dúvida? Comente aqui no blog!

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