Como manter a loja lucrativa em tempos de crise?

Como manter a loja lucrativa em tempos de crise?

Todos nós sabemos que o Brasil passou por um período com diversos problemas na economia.

Após um momento de muita valorização e crescimento, houve uma retração e o número de vendas sofreu um baque em praticamente todos os segmentos do mercado.

Diante desse contexto, é fundamental aprender a manter a loja lucrativa mesmo em tempos de crise.

O lado bom dessa história é que é possível ter sucesso nessa empreitada mesmo sem ter muitos recursos financeiros disponíveis, apenas apostando na adoção de estratégias mais inteligentes para atrair e fidelizar o público.

Ficou interessado? Então confira as dicas do post de hoje:

Tenha foco no cliente

A primeira dica para manter a loja lucrativa em tempos de crise é ter foco total no cliente, pois você depende completamente dele para que seu negócio possa sobreviver ao final do mês. Sendo assim, procure compreender ainda melhor as suas demandas, os seus anseios, as suas expectativas e necessidades para poder atendê-lo melhor.

Com essas informações em mente, você pode realinhar estratégias, melhorar seus processos e até montar um plano de negócios mais efetivo. Utilize a sua base de cadastros para colher esses dados ou aposte na realização de pequenas pesquisas e questionários para ganhar subsídios para suas decisões.

Aposte na criatividade em tempos de crise

Outra maneira de manter a loja lucrativa em tempos de crise é se diferenciando pela criatividade, afinal, se as pessoas vão diminuir o seu volume de compras, é imprescindível que você tenha destaque em relação à concorrência. Falar isso pode ser simples, mas efetivamente cumprir essa tarefa é um tremendo desafio.

Sendo assim, procure investir em produtos e serviços exclusivos, que fujam ao padrão que o público médio do seu segmento está acostumado e ofereça um valor além do esperado. Também é importante apostar em promoções e ofertas, como saldões relâmpagos ou a distribuição de cupons de desconto.

Treine os funcionários

O verdadeiro valor de qualquer empresa se encontra no seu capital humano e essa ideia parece ser ainda mais importante em tempos de crise. Diante dessa realidade, é indispensável que os gestores não tenham medo de oferecer treinamento adequado para sua equipe. Encare isso como um investimento e não como um gasto, pois o retorno é garantido.

Sempre que possível, proporcione a realização de cursos e aprimoramentos que ajudem os colaboradores a desempenharem melhor as suas funções. Sugira também livros e crie materiais que reproduzam a missão, os valores, os objetivos da empresa e possam servir como artigo de consulta para seu time.

Invista em marketing

Por fim, a crise torna o investimento em marketing ainda mais importante. Não hesite e divulgue tanto quanto a sua gestão financeira permitir, pois é o momento de utilizar essa estratégia não apenas para conquistar novos clientes, mas também para fidelizar os seus consumidores tradicionais.

Se o orçamento estiver curto, o universo digital é repleto de possibilidades. As redes sociais são um excelente campo para merchandising, no qual você pode postar fotos e vídeos dos seus produtos, bem como divulgar promoções. Um blog, por sua vez, ajuda a trazer mais credibilidade e autoridade para o negócio.

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