Análise de riscos: o que pode levar sua loja para o buraco?

Análise de riscos: o que pode levar sua loja para o buraco?

Com a alta concorrência do mercado, é vital saber quando fazer um investimento e quais são os problemas internos da sua empresa. Fazer uma análise de risco tem tudo a ver com a importância desse processo.

Mas como fazer essa análise? Que tipo de problemas poderiam ser identificados? Veja a resposta a essas e outras perguntas a seguir!

O que é análise de risco?

Toda empresa precisa fazer o gerenciamento de riscos, ou seja, avaliar qual a probabilidade de algo acontecer e qual será o prejuízo disso para empresa.

A análise de risco é feita para prever diferentes tipos de problemas, como:

  • risco da tarefa (envolve a parte de segurança do trabalho);
  • risco ambiental;
  • risco de crédito (avalia, por exemplo, as chances de alguém não pagar um empréstimo);
  • risco financeiro (avalia se um investimento é realmente vantajoso).

A análise de risco é muito eficiente em eliminar (ou saber como remediar) os problemas antes de eles surgirem, e pode até indicar qual é o momento certo de investir e expandir o seu negócio.

Como fazer análise de risco?

Hoje em dia, existem vários métodos que podem ser utilizados para prever os riscos. Alguns deles são:

5 Porquês

Tem por objetivo identificar e eliminar a causa de um problema, por sempre perguntar o porquê daquilo ter acontecido até encontrar uma resposta satisfatória.

What if

Esse método, que vem da expressão em inglês que significa “E se”, é aplicado em reuniões com especialistas da área afetada, nas quais são levantadas várias hipóteses de problemas e como resolvê-los.

APR — análise preliminar de riscos

Antes de fazer um investimento, se monta uma tabela com todos os riscos envolvidos, numerados de 1 a 3 (sendo 3 o mais grave), e informações sobre como resolver cada problema.

O que pode levar uma empresa a falir?

Ao fazer uma análise de risco, torna-se possível identificar situações que poderiam levar sua empresa à falência e agir rapidamente para eliminar (ou amenizar) o problema. Veja algumas dessas situações, que merecem muita atenção:

Falta de planejamento

Investir às cegas pode levar a sua empresa para o buraco. Todo investimento deve ser planejado e analisado. Definir quais serão as suas ações para alcançar a satisfação do cliente também é fundamental para sobreviver em meio aos concorrentes.

Falta de controle financeiro

Confundir as suas despesas pessoais com as do seu negócio pode fazer com que a saída de dinheiro seja maior que a entrada. além de tornar o fluxo de caixa impossível. Por sua vez, a falta de controle sobre esse fluxo pode custar rapidamente causar a ruína da empresa.

Não encarar a concorrência com equilíbrio

Ficar preocupado demais com a concorrência é muito prejudicial para o seu negócio, pois você acaba deixando de inovar e passa a simplesmente copiar os concorrentes.

O oposto disso também pode levar a sua loja a falir: não se preocupar em nada com a forma que os concorrentes atuam, pode fazer com que você fique para trás, oferecendo soluções ultrapassadas.⁠⁠⁠⁠

Fica claro que se você fizer uma boa análise de risco ao seguir as dicas que apresentamos, os seus investimentos serão seguros e darão a você um bom retorno financeiro.

Gostou de saber o que é análise de riscos e o que pode levar a sua loja para o buraco? Quer mais informações? Então não deixe de nos seguir no Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também