Como financiar minha loja?

Como financiar a minha loja?

A busca por abrir um novo negócio ou expandir as atividades de uma loja já existente faz parte do cotidiano de muitos empreendedores. Porém, a questão financeira surge muitas vezes como um empecilho capaz de adiar ou impedir que esses projetos saiam do papel.

Diante desse cenário, conseguir um meio para financiar esse empreendimento é um passo necessário para que as ideias possam ser colocadas em prática.

Para ajudar você a encontrar a melhor maneira de financiar a loja, listamos algumas das principais opções. Confira!

Instituições bancárias tradicionais

Recorrer aos bancos é uma solução bastante comum, mas que necessita de uma série de cuidados para que a transação não venha a causar futuros problemas.

O primeiro passo é definir exatamente o montante que será emprestado e como ele será aplicado, ou seja, ter um plano de negócios. Dessa forma, se minimiza o risco de tirar um valor a mais ou a menos do que o necessário.

Além disso, como os juros são altos, é preciso uma pesquisa de mercado para que a melhor decisão seja tomada. É necessário também se programar para que as parcelas possam ser pagas em dia, levando em conta o prazo do retorno do dinheiro investido nas atividades da loja.

Bancos digitais

Criados como uma alternativa à burocracia dos bancos tradicionais, os chamados bancos digitais são instituições que trabalham exclusivamente pela internet e prometem maior agilidade na análise e liberação do empréstimo, além de concederem taxas personalizadas em muitos casos.

Um cuidado a ser tomado é verificar se essa instituição está devidamente cadastrada no Banco Central e cumpre todas as regras necessárias para a realização das atividades que exerce.

Considerar essa possibilidade dentro da sua pesquisa, pode ajudar a encontrar o melhor local para conseguir o tão sonhado financiamento e assim tirar as suas ideias do papel.

Programas de apoio a empreendedores

Programas públicos que visam apoiar pequenos empreendedores podem ser uma saída interessante para quem busca um financiamento. Dentre os mais populares, podemos a citar a linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Como um dos quesitos avaliados é a questão inovação, os lojistas que trabalham com produtos destinados a esse fim podem encontrar nesse tipo de apoio a solução necessária para financiar os seus projetos.

Empréstimo familiar

Essa é uma dita solução caseira, mas bastante recorrente no cotidiano de muitos empreendedores. São diversos os casos de empresas que precisaram de um pequeno empurrão da família para que pudessem começar ou expandir suas atividades.

Com base na confiança existente nessa relação familiar, é possível conseguir os valores necessários sem depender de burocracia.

Para honrar o pagamento do capital emprestado, a melhor forma é criar um cronograma como se o empréstimo tivesse sido feito junto a uma instituição, assim é possível elaborar uma programação financeira que possa ser viável de ser cumprida.

Sócios investidores para financiar a loja

Contar com a ajuda de um sócio investidor pode ser o caminho para muitos empreendedores.

Existem basicamente dois tipos de sócios com esse perfil, aqueles que investem o valor e ficam aguardando o seu lucro ou aqueles que ajudam no cotidiano da loja e fazem parte da construção dos resultados.

Vale lembrar que nesse tipo de negociação é preciso dar uma parte das ações da empresa, por isso é necessário avaliar bem o quanto você está disposto a abrir mão de parte do seu negócio em prol de receber o investimento necessário para financiar a loja.

Gostou do artigo? Quer aprender mais sobre empreendedorismo? Siga as nossas páginas no Facebook, Linkedin, Google+, Twitter e Youtube!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também