Aprenda a contratar bons funcionários para a sua loja

Aprenda a contratar bons funcionários para a sua loja

O verdadeiro valor de uma empresa não reside somente no seu patrimônio ou sequer na sua linha de produtos, mas na qualidade e no talento de sua equipe de colaboradores. Diante desse contexto, aprender a contratar funcionários para a sua loja é um passo essencial para ter sucesso.

O capital humano é extremamente importante, pois é o verdadeiro responsável pelo primeiro contato com o cliente e pelas atitudes que tornarão os processos mais efetivos e ajudarão na fidelização do público-alvo. Quer descobrir como fazer um excelente processo seletivo? Então confira o post de hoje:

Saiba bem o que você quer na hora de contratar funcionários

O primeiro passo para acertar na hora de contratar funcionários é saber bem o que a sua empresa precisa. É preciso definir um perfil específico para a vaga, de forma que isso atraia apenas os funcionários que estão capacitados para exercer essas funções.

Analise quais serão as responsabilidades atribuídas para o cargo, os conhecimentos necessários e as habilidades que os candidatos precisam possuir. Também é preciso definir outros pontos mais operacionais, como especializações e a carga horária.

Ofereça condições atrativas

É muito difícil montar uma boa equipe se você não oferecer condições atrativas para os funcionários. Comece estipulando um salário justo, de acordo com o mercado e as possibilidades que sua gestão financeira permitir. Mas lembre-se que o dinheiro não é tudo.

Um projeto de carreira, por exemplo, é muito bem-visto nos dias de hoje. Benefícios como plano de saúde e dental também são fortes fatores de influência. Flexibilidade nos horários e um ambiente saudável também contam pontos a favor do seu processo seletivo.

Anuncie as vagas adequadamente

Para ter sucesso em achar grandes talentos no mercado, é fundamental que eles saibam que a sua empresa está contratando. Por isso, anunciar as vagas adequadamente é imprescindível. Faça isso em diversas plataformas, tanto virtualmente como das formas tradicionais.

Anúncios em jornais ainda são uma escolha certeira, que tem um poder de alcance elevado. Sites de empregos na internet também funcionam bem e atraem candidatos com um perfil mais moderno. Publique também nas redes sociais da marca.

Pense bem o processo de seleção

Agora é hora de pensar bem no formato do processo seletivo, que pode ser feita dentro da própria loja. Analise se vale a pena contratar um profissional de recursos humanos ou se você mesmo deve fazer a avaliação dos candidatos.

Uma alternativa interessante pode ser contratar uma consultoria, que faz quase todo o trabalho, desde a atração até a triagem dos profissionais, deixando para você apenas a palavra final.

Escute mais do que fale

Caso você opte por fazer você mesmo a seleção, ouvir mais do que falar é essencial para contratar funcionários de grande qualidade. Você só vai poder identificar o potencial das pessoas e o talento para o cargo se deixá-los falar e ouvir com atenção.

Faça perguntas certeiras, que estejam relacionadas com as funções e aquilo que você precisa saber para avaliar se eles se encaixam no perfil da empresa. Analise também o conhecimento da língua portuguesa e a facilidade na comunicação e no raciocínio lógico.

E agora, está bem preparado para contratar funcionários? Gostou desse conteúdo? Então assine a nossa newsletter!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também