Entenda o que é capital humano e como ele pode melhorar seu negócio

Entenda o que é capital humano e como ele pode melhorar seu negócio

Há alguns anos, as empresas de todo o mundo perceberam a importância de seu capital humano. Gerir o pessoal da sua empresa de maneira eficiente é uma alavanca para o sucesso, além de ser a função primordial dos gestores e empreendedores.

Por isso, nesse post contaremos para você a importância do capital humano e dar dicas de como desenvolvê-lo dentro do seu empreendimento. Confira!

Mas afinal, o que é capital humano?

Capital humano significa o conhecimento, as potencialidades e as habilidades de todos os colaboradores de uma empresa. Todos eles devem estar focados no desenvolvimento e no crescimento do negócio, trazendo melhorias que reflitam diretamente no resultado financeiro.

Como conhecer o seu capital humano?

Como gestor você deve conhecer os seus colaboradores, auxiliando-os a se desenvolverem e dando-lhes ferramentas para um melhor desempenho de suas atividades.

Procurar estar próximo dos funcionários, percebendo o que de melhor eles podem lhe oferecer e ajustando a sua função ao seu perfil, é algo essencial para o êxito do seu negócio.

Fazendo uma analogia a um time de futebol, um excelente meio campista pode ser um péssimo atacante. É importante ter a pessoa certa no lugar certo. E essa sintonia somente é alcançada quando você tem mais detalhes e conhece um pouco mais a fundo os seus funcionários.

Por isso, envolva-se com sua equipe. Converse com cada um, individualmente, e em grupo. Saiba avaliar as características e potencialidades. Ajude-os na jornada de aprimoramento.

Como desenvolver o seu capital humano?

Incentive o conhecimento

Fomente internamente a troca de experiência e vivência. Estimule o estudo e a leitura. Incentive a procura por cursos e palestras na internet. A rede está repleta de vídeos educativos e de aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Incentive seus funcionários a sempre continuarem os estudos. Dentro do possível, facilite o horário de trabalho das pessoas para que possam frequentar escolas e cursos profissionalizantes. Cursos básicos de línguas também podem ser um diferencial.

E, por fim, procure, nas associações de classe que seu negócio esteja inserido, a possibilidade de palestras motivacionais e técnicas para os componentes da equipe de sua empresa.

Trate a todos com transparência e respeito

Promova reuniões para discussão e acompanhamento das tarefas e de melhoria contínua. Seja transparente e trate todos os seus comandados da mesma forma. Elogie em público e, em caso de repreensão, faça-a individualmente. Engrandeça os bons desempenhos e aprenda com os erros cometidos.

Avalie o desempenho

Periodicamente avalie o crescimento, o desenvolvimento e o desempenho de seus colaboradores. Mostre como foi feita a avaliação e dê condições para que haja uma melhora de rendimento.

Engaje sua equipe

Faça um trabalho de engajamento com a equipe. O resultado para a sua empresa sempre será positivo se houver um envolvimento de todos para tal.

Desde a manutenção de seu mercado, à fidelização de seus clientes e os indicadores econômicos, tudo evolui de forma positiva se seus colaboradores estiverem treinados e direcionados para os melhores propósitos.

Agora que você já viu como o capital humano pode melhorar o seu negócio, assine a nossa newsletter e receba nossas novidades no seu email

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também