Entenda a importância de um plano de negócios antes de abrir uma franquia

Entenda a importância de um plano de negócios antes de abrir uma franquia

Além de contar com uma boa reserva de capital, empreendedores que almejam abrir uma franquia não podem deixar de reconhecer a importância de um plano de negócios, essencial para o sucesso do investimento, independentemente do ramo escolhido.

Por meio da elaboração desse plano, é possível traçar um roteiro bem planejado de todas as possibilidades e riscos antes de abrir as portas, evitando contratempos ou possíveis perdas financeiras.

Trata-se de uma maneira inteligente de conhecer o seu mercado, público-alvo, área de instalação, potenciais de crescimento e viabilidade do empreendimento.

E você, sabe tudo sobre um plano de negócios? É o que mostraremos nesse post! E se você quer abrir uma franquia, não pode deixar de ler!

O que é um plano de negócios?

Após escolher o ramo de atividade da sua franquia, é essencial elaborar um plano de negócios bem antes da instalação propriamente dita.

Como o próprio nome diz, o plano é um roteiro para que o planejamento saia de acordo com as previsões de vendas, de rentabilidade e de olho nas projeções de lucro em determinado período de tempo.

Para que tudo resulte como planejado, é preciso realizar uma pesquisa de campo para saber as potencialidades do bairro ou shopping escolhido, a renda per capita da cidade, o número de pessoas dentro da faixa etária que o seu negócio atenderá, gastos iniciais, como na compra de equipamentos — enfim, o plano demonstrará todos os prós e contras.

Qual é a importância de um plano de negócios?

Por meio de um plano de negócios, você poderá observar, pelos dados estatísticos e os baseados em pesquisas teóricas e práticas, a viabilidade ou não da sua franquia.

O documento destina informações estruturais, administrativas, estratégicas, operacionais e financeiras antes que as portas do seu empreendimento sejam abertas, afastando surpresas indigestas para quem está começando.

Com o plano de negócios, você saberá o tamanho da concorrência que terá pela frente, podendo avaliar riscos e ainda criar diferenciais para que o seu empreendimento atraia mais consumidores.

Ao conhecer o tráfego e o perfil das pessoas ao redor da franquia, será possível analisar as possibilidades de sucesso, além de testar premissas.

Além disso, um bom plano de negócios define estrategicamente as reais possibilidades de dar certo o seu empreendimento, estabelecendo metas e também meios de atrair o público-alvo, como campanhas de marketing, análise dos fornecedores, detecção de novas tendências — em suma, é uma garantia a mais para obter sucesso.

Por que é preciso um plano de negócios para abrir uma franquia?

Apesar de muita gente confiar somente no know-how e na credibilidade das marcas franqueadas, os empreendedores que contratam um plano de negócios conseguem evitar muitos contratempos, principalmente quem está iniciando no meio empresarial.

Com o documento, todos os planos estarão definidos de maneira bem mais clara, do operacional ao financeiro, estabelecendo até mesmo as previsões de lucro.

Dessa maneira, é possível monitorar o que virá pela frente, conhecendo todos os aspectos positivos e negativos do empreendimento, ou seja, os riscos ficam bem menos evidentes.

Portanto, antes de abrir a sua franquia, não deixe de contratar um plano de negócios, observando todos os detalhes que contribuirão para que o seu dinheiro renda cada vez mais!

E aí, agora que você sabe a importância de um plano de negócios, quer sempre ficar bem informado com as melhores dicas para quem quer iniciar o próprio empreendimento? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também