5 erros comuns em um plano de negócios que você precisa evitar

5 erros comuns em um plano de negócios que você precisa evitar

Um plano de negócios de qualidade deve ser o ponto de partida para direcionar um empreendimento. Mas é comum se entusiasmar demais com as possibilidades do negócio e assim traçar objetivos irrealizáveis, ignorando detalhes importantes. O resultado disso são erros em planos de negócios que podem arruinar o sonho de qualquer empreendedor.

Esse tipo de documento deve ser bem elaborado e coerente com a gestão do empreendimento. É necessário prezar por componentes que fazem parte do contexto do negócio e reconhecer os pontos que fazem se diferenciar dos concorrentes.

Quer saber mais? Acompanhe esse texto e conheça os 5 erros em um plano de negócios mais comuns de serem cometidos e saiba também como evitá-los. Confira!

1. Você domina as projeções financeiras?

Quando se tem um negócio, espera-se ter um pensamento bastante otimista em relação ao retorno financeiro. A partir disso, é comum cometer o erro de estipular projeções financeiras irreais. Por outro lado, há também aqueles que menosprezam a capacidade da iniciativa, fazendo projeções baixas, que muitas vezes desestimula o engajamento de colaboradores.

Sendo assim, é essencial que se faça uma pesquisa detalhada sobre o cenário em que o empreendimento se encontra. Isso garante chegar a números mais factíveis e constrói maior credibilidade do negócio.

2. Levar em conta ou apenas ignorar?

Muitas empresas se consideram tão imbatíveis que acabam ignorando as variáveis de concorrência e público-alvo. Elas acreditam que seus produtos e serviços são melhores e, por isso, não há quem não o compre ou contrate. E é aí que está o erro: subestimar os possíveis pontos fracos do negócio.

Para fugir disso, é importante que o plano de negócios responda com clareza qual a real necessidade do consumidor que está sendo atendida. E também se essa necessidade já não é contemplada pelo concorrente. Dessa forma, vai ser possível contornar possíveis ameaças ao empreendimento e oferecer soluções mais interessantes.

3. Sua visão holística é apurada?

Outro grande erro comum dos empreendedores é de tentar ingressar em um segmento sem conhecimento prévio. Saber o ramo de atuação e o mercado consumidor são pré-requisitos se você quer ter um negócio de sucesso.

Além disso, busque maiores informações sobre o mercado concorrente, seus interesses e demandas. No mais, não esqueça que os fornecedores terão papel fundamental no seu ciclo de produção de venda.

4. Até que ponto está disposto a se arriscar?

Além da questão financeira, muitas outras métricas acabam passando por despercebido. Os custos e riscos são altos, além de inúmeros elementos para se preocupar, como equipamentos, materiais e local de funcionamento.

Infelizmente, todo negócio está passível de passar por crises e momentos de dificuldade. Por isso, adicionar uma boa análise de riscos e colocá-lo no plano de negócios, é uma atitude sábia. Enxergando os riscos, conseguimos projetar de maneiras mais fácil os pontos fracos e suas eventuais alternativas de remediação.

5. E qual é o erro mais comum no plano de negócios?

Muitas vezes, acabamos apaixonando por nossas ideias e pensamentos. Porém, isso é um problema quando estamos falando de um assunto tão sério: empreender! Há uma deficiência para elaborar os objetivos de maneira precisa e esses acabam sendo compostos por clichês e frases de impacto.

Na verdade, os objetivos do plano de negócios devem ser tão acurados ao ponto de indicar aos empreendedores qual o rumo certo tomar. Nesse sentido, um bom plano de negócios precisa conter as metas de vendas, além dos objetivos de acordo com o mercado, estabelecendo-o para determinado período de tempo.

Esses foram alguns erros em um plano de negócios que você deve evitar. Além desses equívocos, é comum também escorregar na fidelização dos clientes. Muitos empreendedores, por exemplo, não possuem uma equipe treinada para fazer atendimento e não mensuram seus resultados, fazendo com que o relacionamento com o cliente tenha uma qualidade insatisfatória.

Gostou dessas informações? Quer ficar por dentro de outros assuntos interessantes para o seu negócio? Então, assine a nossa newsletter e tenha ao seu lado as melhores tendências do mundo dos negócios.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também