Gestão financeira: 5 dicas para ter um negócio de sucesso

Gestão financeira: 5 dicas para ter um negócio de sucesso

Montar o próprio negócio não é uma tarefa tão simples, e você precisa estar atualizado sobre os assuntos de gestão financeira para poder administrá-lo da melhor maneira possível. Uma boa gestão financeira é a base para que qualquer empresa permaneça com as portas abertas e obtendo lucros. Sem ela, seu negócio fica desorganizado, colocando o empreendimento em risco.

Todo empreendedor almeja o sucesso, mas, para que isso aconteça, é importante que o seu negócio seja financeiramente saudável. Caso contrário, você não terá dinheiro para realizar novos investimentos e, pior, as dívidas podem se acumular, colocando a empresa em sérios problemas com a justiça.

Para evitar que o pior aconteça, separamos 5 dicas de gestão financeira que vão te ajudar a alcançar o sucesso e deixar os seus concorrentes para trás. Acompanhe!

1. Monte um plano de negócios

Todo empreendimento precisa de um plano de negócios, pois ele vai mostrar a você todas as informações importantes sobre a sua empresa, desde o ponto de vista estrutural até o financeiro. Grosso modo, o plano de negócios vai conter todas as informações que você precisa para tirar a sua ideia do papel e torná-la um sucesso real.

Além disso, por meio dele, você também consegue prever possíveis erros que podem prejudicar o seu negócio no futuro para que você possa criar estratégias e evitar que esses erros aconteçam.

2. Analise o seu fluxo de caixa

Para que um fluxo de caixa seja eficiente, ele precisa levar em consideração todas as entradas e saídas da empresa. Nada pode ser deixado de lado — isso vai desde as despesas do dia a dia até a aquisição de ativos, estoques etc. Por meio dele, você vai conseguir ter uma visão mais ampla do seu negócio, podendo mensurar se suas receitas e despesas serão de curto, médio ou longo prazo.

Isso facilita a realização de novos investimentos, negociação com fornecedores e também auxilia no pagamento das despesas da empresa, evitando que ela adquira dívidas que não poderão ser pagas.

3. Otimize o uso do capital de giro

O capital de giro é o dinheiro utilizado para arcar com os compromissos da organização. Por exemplo, quando você vende um produto a prazo, você vai demorar alguns meses para receber o valor total da venda. Nesse período, o negócio terá outros compromissos para arcar e é nesse momento que entra o capital de giro.

Para otimizá-lo, você precisa negociar com seus fornecedores para que o seu prazo de pagamento coincida, o máximo possível, com o pagamento dos clientes. Outra dica é observar o seu estoque — se ele contém muita mercadoria estagnada, por exemplo, verifique se há a possibilidade de diminuir as suas compras e realizá-las com uma maior frequência.

4. Separe as suas contas pessoais das contas da empresa

Esse é um erro cometido pela maioria dos empresários, até pelos mais experientes. Porém, se você quer ter um negócio de sucesso, isso não pode acontecer. Para facilitar esse processo, o ideal é que seja criado um pró-labore para você.

Assim, será mais fácil de controlar as despesas da empresa, evitando que você pegue dinheiro do caixa sempre que bem entender, pois essa prática pode causar confusão no seu fluxo de caixa, acarretando grandes prejuízos para o seu negócio.

5. Conte com a ajuda de um software

A tecnologia veio para facilitar a vida de todos e, dentro de uma empresa, isso não é diferente. Livre-se dessas planilhas de Excel e controles manuais e adquira um software de gestão que te auxilie na administração das suas finanças.

Ele diminuirá — em grande escala — as suas margens de erro e vai proporcionar a você uma visão mais ampla do seu negócio, facilitando a gestão financeira e otimizando o seu tempo.

Para que o seu negócio seja um sucesso, é essencial que você acompanhe todas as dicas de gestão financeira. Elas vão te ajudar a identificar os erros da sua empresa e te ensinar a eliminá-los. Além disso, você vai se manter atualizado sobre assuntos relevantes para o seu negócio.

E, por falar em se manter atualizado, assine agora a nossa newsletter e receba as nossas dicas diretamente na sua caixa de entrada!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também