O que são stakeholders e como eles podem influenciar no meu negócio?

O que são stakeholders e como eles podem influenciar no meu negócio?

Você já ouviu falar em stakeholders? É um termo muito utilizado no marketing e trata-se de todas as partes interessadas em seu negócio. Ou seja, todas as pessoas que possuem algum nível de interesse e influência na sua empresa devem ser consideradas como um stakeholder.

Sendo assim, podemos dizer que os sócios, colaboradores, fornecedores, clientes, órgãos governamentais, dentre outros, são alguns dos stakeholders de toda empresa. Ficou interessado em saber mais? Fique com a gente e confira tudo sobre esse assunto tão importante para seu negócio!

Quais são os stakeholders da sua empresa?

Quer começar um negócio novo? A primeira etapa é identificar os stakeholders da sua empresa, fazendo uma lista com todos os grupos que você acredita que possam influenciar ou ser influenciados por seus produtos e serviços.

Nesse momento, você deve se atentar a todos os processos desempenhados pela sua empresa, a fim de rastrear todas as pessoas que podem estar envolvidas neles. Converse com seus colaboradores e fornecedores, observando também seus clientes e procurando saber quais são os órgãos governamentais que regulam as atividades do seu negócio.

Tendo essas informações em mãos fica muito mais fácil saber quais são os seus stakeholders e como você pode trabalhar com eles da melhor maneira possível.

Quais são os interesses de seus stakeholders?

Depois de listar todos os tipos de público que podem ter algum nível de influência em sua empresa, chega a hora de descobrir quais são os seus interesses.

É importante saber que não estamos falando apenas de pessoas que querem investir ou adquirir seus produtos e serviços, mas também de grupos que tenham interesses contrários a eles. Ou seja, pessoas que podem ser impactadas negativamente pelo seu negócio. Um exemplo disso são os seus concorrentes.

No caso de fábricas, por exemplo, a comunidade que vive ao redor pode sofrer algum tipo de impacto pelas atividades da sua empresa. Esse impacto pode ser positivo, como a geração de empregos na região, ou negativos, como o aumento da poluição no local.

Saber exatamente quais são os interesses dos seus stakeholders e como você vai poder ajudá-los ou minimizar os impactos da sua empresa na vida e nos negócios deles, é essencial para a construção de um bom relacionamento.

Quais são os tipos de seus stakeholders?

Nenhum stakeholder deve ser deixado de lado no planejamento de uma empresa. Entretanto, alguns precisam de mais atenção do que outros, devido ao seu nível de influência.

Depois de identificar os stakeholders da sua empresa e entender os interesses deles, chega o momento de classificá-los. Liste-os por ordem de importância e quais podem ter mais impacto em seu negócio.

Nessa classificação, leve em consideração também o que a sua empresa pode fazer por cada um desses stakeholders. Dessa maneira você pode dividi-los em grupos e, assim, a criação de ações será facilitada.

Quais são os próximos passos?

De nada adianta identificar e classificar seus stakeholders e não utilizar essas informações de maneira estratégica. Por isso, criar planos de ação para cada grupo de stakeholders é o que vai fazer com que o relacionamento entre vocês renda bons frutos e seja positivo para ambas as partes.

A gestão de informação nesse momento também é muito importante e a comunicação jamais deve ser deixada de lado. Mantenha todos os grupos informados sobre todas as mudanças que possam afetá-los e sempre esteja pronto para escutá-los.

Lembre-se sempre de que a opinião dos stakeholders é essencial na tomada de decisões de qualquer empresa e tem muita influência na credibilidade da sua marca.

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