Vai abrir uma filial? Aprenda a gerir seu negócio

Vai abrir uma filial? Aprenda a gerir seu negócio

Finalmente chegou o grande dia! A empresa está em plena expansão e é momento de abrir uma filial.

Fazer o negócio crescer e expandir os seus pontos comerciais é o sonho de qualquer empreendedor. Porém, para que isso não se torne um pesadelo, é preciso ter muito cuidado e planejar essas ações com cautela e responsabilidade.

Para ajudá-lo, veja algumas dicas para gerir o negócio e integrar a filial com a matriz, evitando desperdiçar recursos ou fracassar em meio à expansão.

Padronize os processos antes de abrir uma filial

Abrir uma filial sem padronizar os processos pode ser um tiro no pé. Mesmo com a expansão da empresa, é preciso manter a qualidade do produto ou serviço oferecido, continuar com as características exclusivas da empresa e assim por diante.

É um desafio e tanto possuir filiais distantes e várias equipes para gerenciar. Para contornar isso, invista na padronização de processos internos e externos do seu empreendimento.

Documente tudo o que deve ser feito, como e quando precisa ser realizado. Crie normas de conduta e instruções de trabalho claras. Esses documentos devem ficar visíveis para todas as filiais da empresa e atualizados imediatamente, sempre que houver alterações.

Unifique a gestão

Contar com diferentes gestores em cada filial pode gerar conflito de dados e perda de informações no meio do caminho.

Para evitar isso, você precisa ter um sistema único de gestão, como um ERP em nuvem, por exemplo. Por meio dele, as informações financeiras, de estoque e outros dados são atualizados instantaneamente, e o gerente geral consegue acompanhar tudo o que está acontecendo nas lojas da marca.

Essa centralização de dados ajuda a tomar as decisões corretas na expansão, como:

  • manter ou encerrar uma filial;
  • abastecer o estoque;
  • fazer promoções;
  • conhecer os produtos mais vendidos por localidade etc.

Capacite a equipe de sua filial

É importante, também, investir em treinamento da equipe na hora de expandir a empresa. Como o número de colaboradores tende a aumentar, e eles estão distantes da matriz, é preciso mantê-los engajados com os valores da marca.

Em razão disso, crie programas para integração dos novos colaboradores e também treinamentos sobre os processos da empresa.

A única forma de manter a qualidade e identidade da companhia é garantir que todos falem a mesma língua. E a capacitação da equipe é a melhor forma para alcançar esse resultado.

Fiscalize suas filiais periodicamente

Um passo determinante para o sucesso da empresa durante o crescimento é a fiscalização. Todas as filiais devem se manter dentro dos processos estipulados pela matriz e precisam reportar tudo o que acontece em seus pontos de venda.

Defina um gerente geral para cuidar de todas as filiais e crie um cronograma de reuniões semanais ou mensais, com todos os responsáveis por cada loja. Nesses encontros, aproveite para conhecer detalhes e, também, receber feedbacks de cada gestor.

Além disso, mantenha canais de comunicação sempre abertos entre filial e matriz. Use comunicadores instantâneos, como as videoconferências. Porém, não deixe de visitar fisicamente os locais, para garantir que as normas estão em dia.

Conforme a empresa cresce, é preciso ficar atento aos processos administrativos e valorizar ainda mais a comunicação interna. Caso contrário, a expansão descontrolada e sem planejamento pode levar todo o negócio para o buraco.

Para evitar erros e desperdício de dinheiro, baixe o Guia sobre filial: expanda sua loja para vender mais! Veja como abrir uma filial aumenta o seu faturamento e gera mais vendas para sua empresa.

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