5 dicas de gestão para pequenos empresários

5 dicas de gestão para pequenos empresários

Existem muitos desafios de gestão para pequenos empresários. Todos os dias, é preciso lidar com a pouca disponibilidade de verba, a volatilidade do mercado, a pequena base de clientes, entre outros aspectos que preocupam os gestores.

Para que a sua empresa prospere, é preciso preparo. A boa notícia é que existem práticas recorrentes nas grandes corporações que podem ser adaptadas à realidade do seu negócio. Assim, você conseguirá se manter no mercado de forma saudável e lucrativa.

Abaixo selecionamos cinco práticas que irão contribuir para o sucesso da sua marca.

Boa leitura!

1. Faça um planejamento estratégico

As grandes empresas têm o costume de fazer um planejamento estratégico, com base em sua missão, visão e valores. Se isso parece distante para você, reconsidere: a definição destes conceitos ajuda na visão de futuro do seu negócio, e faz com que a sua equipe tenha um direcionamento claro para trabalhar.

Para isso, é preciso que você saiba o que significa cada um desses conceitos:

  • Missão: trata-se da razão de ser do negócio. É a resposta para o porquê de você ter aberto a sua empresa.
  • Visão: aqui você precisa trabalhar com um conceito de médio a longo prazo. Tente responder a uma pergunta simples: onde você pretende chegar, como empresário, daqui 5 ou 6 anos?
  • Valores: são palavras chave que traduzem os valores que você carrega consigo, como empreendedor. Termos como honestidade, inovação ou dignidade podem ajudar a definir os valores da sua empresa.

2. Estabeleça metas

A partir da definição da missão, visão e valores da sua empresa, você precisa definir metas a serem seguidas e cumpridas pelos funcionários. Os objetivos são a tradução numérica do planejamento estratégico e servem para nortear toda a atuação da organização.

Na hora de defini-las, tente priorizar aquelas que sejam realistas, ou seja, realizáveis. Metas muito audaciosas, ou muito fáceis, costumam desmotivar a equipe rapidamente.

3. Invista em treinamento para a equipe

Independente do seu ramo de atuação, o bom atendimento e a forma correta de conduzir os processos são a chave para o sucesso. Por isso, é importante que a equipe esteja sempre atualizada em relação às melhores práticas de mercado.

Você pode investir em uma sequência de treinamentos, por exemplo, com cursos motivacionais e técnicos, em busca da excelência no trabalho realizado.

4. Ouça os feedbacks dos clientes

É muito difícil receber feedbacks negativos, principalmente quando você é muito dedicado, mas não menospreze as opiniões dos clientes. Eles são o seu público preferencial e é a partir da percepção deles que a sua empresa poderá prosperar no mercado.

Esteja sempre atento aos comentários e saiba filtrar as críticas construtivas das destrutivas.

5. Invista em marketing e comunicação

Em uma era com tantas opções de comunicação, especialmente por meio das redes sociais, a presença da sua empresa nesses canais de comunicação torna-se imperativa. Portanto, invista na criação de contas no Twitter, Facebook, Linkedin e outras mídias digitais. Assim, a sua empresa estará em evidência.

Outro aspecto importante é a criação de canais internos para a troca de informações com os funcionários. Esta é uma forma bastante transparente de fazer com que todos conheçam os objetivos da empresa e se engajem junto com você.

Com base nestas 05 dicas sobre gestão para pequenos empresários, você estará apto e seguro para começar um negócio do zero ou melhorar o modelo de negócios de uma marca que já atua no mercado. Com um bom planejamento, metas claras e realistas, equipe bem treinada e foco no cliente, certamente as suas chances de prosperar como empresário serão multiplicadas.

Se você está pensando em montar uma loja ou franquia, adote essas práticas para que a sua empresa já apresente bons resultados no curto prazo.

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