Fidelização de clientes: 4 erros para não cometer mais

Fidelização de clientes: 4 erros para não cometer mais

Em um mercado cada vez mais competitivo, apostar na fidelização de clientes é uma atitude essencial para empresas que querem garantir a sua sobrevivência, independentemente da sua área de atuação. No entanto, poucos empreendedores sabem como fazer isso de maneira adequada.

O fato é que não é raro vermos empresários que cometem algumas falhas básicas na hora de conquistar e manter o público fiel ao seu negócio. Se identificou com essa realidade? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra quais são os erros que você não pode deixar passar:

Não conhecer o cliente

Um dos principais erros que uma empresa pode cometer é não conhecer o seu cliente. Afinal, como você vai agradar e fidelizar um indivíduo cujas características, necessidades, anseios e demandas são um mistério? Dentro desse contexto, é fundamental que você conheça adequadamente o perfil do seu público.

Para desenvolver ações que surtam efeito, você precisa investigar bem o seu consumidor-padrão, criando estratégias com base nas informações descobertas. Tenha em mãos dados como idade, gênero, estado civil, localização, profissão, entre outros e mantenha os cadastros sempre atualizados.

Não oferecer serviços exclusivos

Outro dos grandes erros que uma gestão empresarial pode cometer é tratar o seu público de forma genérica. Se você deseja a fidelização de clientes, é fundamental que você não apenas os conheça, mas que também use essas informações para oferecer serviços exclusivos de acordo com suas particularidades.

Quando um consumidor se sente reconhecido e valorizado, a tendência é que ele retribua esse sentimento comprando mais produtos ou serviços dessa empresa. Isso faz parte da psicologia humana e é um dos princípios que norteia muitos empreendimentos pelos caminhos que conduzem ao sucesso.

Não ter uma equipe treinada

Em mercados extremamente competitivos, abrir mão de um treinamento muito bem-feito para sua equipe é flertar com o fracasso. Sendo assim, não encare a preparação dos funcionários como um custo, mas sim como um investimento cujo retorno é elevado e praticamente garantido. Cursos e palestras são sempre uma ótima ideia.

Tenha em mente que é a sua equipe que será a responsável pela visão que os clientes terão do seu empreendimento e da sua marca. Um atendimento ruim pode fazer com que você perca não apenas um consumidor, mas que ele também se torne um detrator do seu negócio, causando prejuízos ainda maiores.

Não mensurar os resultados das ações

Por fim, não mensurar os resultados das ações empreendidas é outro dos erros que você não pode cometer se deseja a fidelização de clientes. Pouco adiantará, com o passar do tempo, gastar dias elaborando estratégias, apostas em treinamento adequado e implementar excelentes táticas se você não verificar sua efetividade.

Dedique o tempo e o esforço necessário à mensuração do desempenho obtido, pois somente com a avaliação da execução de seus planos que você pode eliminar erros, realinhar estratégias, conversar com a sua equipe e até mesmo reforçar o que está dando certo.

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