Conheça as 7 melhores dicas de como abrir um restaurante de sucesso

Conheça as 7 melhores dicas de como abrir um restaurante de sucesso

Restaurantes são ambientes que fazem parte da rotina de muitas pessoas. Seja na hora de comemorar uma data importante, ou fazer uma refeição no horário de almoço. Pensando nisso, muitos empreendedores decidem abrir um restaurante. Mas o que é necessário para ter um restaurante bem-sucedido?

1. Escolha do ponto

É um dos aspectos mais importantes na hora de abrir um restaurante. A escolha do ponto comercial pode, inclusive, influenciar o cardápio. Abrir um buffet por quilo em um bairro residencial pode ser uma má ideia, uma vez que a maioria das pessoas trabalha – e almoça – em outros bairros.

O empreendedor deve analisar qual o melhor local para seu restaurante, levando em consideração seu público-alvo. Por isso, antes de alugar um local, faça uma pesquisa de público-alvo para entender seu cliente.

2. Escolha do cardápio

Dependendo da proposta do estabelecimento o empreendedor pode oferecer novidades aos clientes, como versões vegetarianas, por exemplo.

As pessoas estão mais exigentes com a alimentação. Alguns públicos alinham o ato de comer com saúde e bem-estar, por isso fique atento a essas tendências para não perder clientes.

3. Facilidades no pagamento

Incluir os mais variados métodos de pagamento é muito importante para quem vai abrir um restaurante, principalmente vale-refeição. Pode parecer desnecessário dizer isso, mas acredite, são muitos os estabelecimentos que deixam de vender por esse motivo.

O cliente que não pôde almoçar hoje porque só tinha vale, dificilmente voltará amanhã com dinheiro.

4. Invista em um ambiente agradável

Fazer uma refeição deve ser um ritual prazeroso, e para garantir uma boa experiência não bastam bons pratos.

A decoração deve ser pensada para agradar aos olhos do freguês e atender suas necessidades. Na dúvida opte pelo bem-estar dele. É preferível móveis confortáveis a belos.

5. Invista em acessibilidade

Seu cardápio é de fácil leitura? Inclusive para um idoso? Seu restaurante é acessível a um cadeirante?

Pensar nessas questões evita constrangimentos ao empreendedor. Imagine que situação desconfortável se uma pessoa com necessidades especiais não conseguir entrar em seu estabelecimento?

Em algumas cidades, inclusive, a falta de acessibilidade é punida com multas. Pense nisso na hora de abrir um restaurante.

6. Monitore os indicadores

Estabeleça metas para o seu empreendimento, como expectativa de lucro ou retorno do investimento. Lembre-se, apenas, de ser realista.

Desse modo será mais fácil entender o desenvolvimento do restaurante, e mudar alguma estratégia caso seja necessário.

7. Faça a lição de casa

Abrir um restaurante exige o mesmo comprometimento de qualquer outro tipo de negócio, por isso, não deixe de fazer um plano de negócios e uma análise de concorrência para estruturar sua ideia.

Além disso, verifique as licenças necessárias para abrir esse tipo de estabelecimento.

Dedique um tempo treinando seus colaboradores, para que eles não cometam erros simples durante o atendimento.

Desse modo você consegue criar uma boa imagem junto ao cliente.

Existem muitas formas de empreender, e, sem dúvidas, abrir um restaurante é uma delas. Uma boa refeição pode ser a inspiração para um bom investimento.

Para receber outras dicas de empreendedorismo não deixe de assinar nossa newsletter!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também