Gestão empresarial: 5 dicas que vão te ajudar a expandir sua loja

Gestão empresarial: 5 dicas que vão te ajudar a expandir sua loja

Está sonhando em expandir sua loja ou aumentar seus negócios, mas não sabe como se organizar para investir tempo e dinheiro com boas chances de sucesso? Essa é uma dificuldade que precisa ser encarada pelo empreendedor que pretenda ver o crescimento do seu negócio, e a chave para abrir a porta da expansão está centrada em uma boa gestão empresarial.

Existem muitas formas diferentes de expandir sua loja e os seus negócios, basta pensar “fora da caixa”, ampliando suas ideias e sua criatividade. Dessa forma, você verá muitas soluções se descortinarem diante dos seus olhos. O fundamental é estudar as opções de expansão disponíveis e fazer um bom plano estratégico, a fim de escolher a opção que ofereça o melhor custo-benefício.

Quer saber quais opções de expansão de negócios são essas? Então, fique atento a cada detalhe deste post que vamos revelar para você todos os segredos!

1. Revise periodicamente o mix de produtos

Registre todas as vendas do seu negócio em um sistema informatizado. Dessa forma é possível gerar relatórios que apontem quais produtos não estão vendendo ou estão com menor saída que o esperado.

Com essa informação, você pode redefinir o seu mix de produtos periodicamente, retirando aqueles que não geram lucro e incluindo novos itens, mais atrativos para a clientela. Dessa forma, com o mesmo número de clientes sua loja vai vender muito mais. Por exemplo, um restaurante pode redefinir as opções de pratos do cardápio e aumentar os lucros.

2. Promova novos canais de venda

Facilitar a venda para o consumidor é primordial para aumentar os negócios. Crie novos canais de divulgação e vendas, tais como: site próprio, portais especializados, página no Facebook, entre outras possibilidades.

Por exemplo, um restaurante pode realizar vendas pelo WhatsApp e pelas plataformas de vendas online de comida, ampliando seus lucros ao oferecer o serviço de entregas (delivery).

3. Abra uma nova loja

Ao pensar em abrir uma nova loja, faça um planejamento adequado. Um bom plano de negócios evita endividamento e ajuda a determinar o momento ideal para investir. Nesse plano avalie:

  • qual é o local ideal;
  • quanto vai custar o novo ponto de venda — locação ou compra, reforma e decoração;
  • custo de contratação e treinamento de equipe e outras despesas;
  • estimativa de faturamento;
  • tempo que você vai dedicar para cada estabelecimento;
  • como a filial será integrada à matriz, etc.

4. Mantenha um padrão de qualidade

A qualidade dos produtos fornecidos na sua loja deve ter um padrão. Caso contrário, fatalmente você vai desagradar seus clientes. Em se tratando de restaurantes, é preciso controlar a produção dos pratos mantendo a qualidade sempre em mente, mesmo quando o movimento estiver grande.

Lembre-se de que manter sua clientela custa muito menos do que conquistar novos frequentadores, e que a indicação de um cliente satisfeito amplia seus negócios, sem custo.

5. Gerencie bem o fluxo de caixa

Adequar os ciclos de recebimento aos de pagamento por meio do gerenciamento minucioso do fluxo de caixa é o primeiro passo para garantir a saúde financeira da sua loja. Assim, é possível provisionar recursos a fim de investir em melhorias no seu estabelecimento atual e para gerar novas oportunidades de negócios.

Boas práticas de gestão empresarial são capazes de alavancar o crescimento e a expansão de seus empreendimentos e demonstram que nem sempre é necessária uma ampliação física para captar novos clientes e aumentar as vendas e os lucros.

Gostou dessas ideias para colocar em prática na sua gestão empresarial? Quer entender ainda mais sobre o assunto? Então, siga nossas dicas e veja seus negócios decolarem! Aproveite e deixe um comentário com suas dúvidas ou nos conte sua experiência!

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