6 dicas para ter um salão de beleza de sucesso

6 dicas para ter um salão de beleza de sucesso

Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de produtos de beleza do mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria (Abihpec), o faturamento do segmento de cosméticos saltou de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 42,6 bilhões em 2015. Os salões de beleza acompanharam esse crescimento. Hoje, apesar da concorrência acirrada, é possível ter um salão de beleza de sucesso, com diferenciais de mercado.

No entanto, não basta apenas o conhecimento técnico. Além de oferecer serviços e produtos de qualidade, o empreendedor deve estar atento à gestão, finanças, marketing, entre outros aspectos. Confira algumas dicas que farão o seu salão de beleza se destacar!

1. Procure um local adequado

A localização do salão depende muito do público que você deseja atrair. De qualquer forma, evite locais onde já há muita concorrência. Também é importante escolher um lugar que tenha um movimento significativo e de fácil acesso.

Se tiver um estacionamento, melhor ainda! Locais de grande visitação, como shopping centers, costumam ser boas alternativas.

2. Conheça sua concorrência

É preciso saber o que a concorrência oferece e a que preço, principalmente os negócios mais próximos ao seu salão. Uma boa alternativa é testar os serviços da concorrência. Marque um horário e fique atento a tudo!

Em salões na mesma região, os preços costumam ser bem parecidos. Então, procure um diferencial competitivo para se destacar. Um programa de fidelização ou pacotes de tratamentos podem ser boas pedidas.

3. Faça a gestão financeira

Para começar, faça um levantamento dos gastos fixos do salão,  como aluguel do espaço, luz, água, internet, telefone, impostos e salários dos funcionários. Em seguida, considere os gastos variáveis, como comissão dos profissionais, compra de produtos, manutenção de aparelhos ou campanha de divulgação do estabelecimento.

Com esses dados, estabeleça a margem de lucro. Para esse trabalho, você pode contar com a ajuda de profissionais, softwares e aplicativos específicos da área financeira. E lembre-se: nunca misture suas finanças pessoais com as finanças do salão. Parece óbvio, mas esse é um comportamento corriqueiro em pequenos negócios e pode trazer efeitos negativos para os proprietários.

4. Monte uma boa equipe

Os profissionais devem ser capacitados e estar sempre atentos às últimas tendências, já que esse é um mercado muito dinâmico. Proporcione à sua equipe treinamento constante e a oportunidade de participar de feiras de beleza ou cursos, oferecidos muitas vezes por fornecedores.

Seus funcionários também devem estar em sintomia com a cultura do salão. Faça reuniões sempre que necessário e alinhe a equipe.

5. Aposte na qualidade

O ambiente do salão também é muito importante. Os clientes precisam se sentir bem e seguros de um serviço que os faça voltar novamente. Tenha poltronas confortáveis, ar-condicionado, bons lavatórios, café e chá para oferecer aos clientes. Invista também em produtos de qualidade.

Além disso, serviços bem executados são a melhor forma de divulgação de um salão. Muitos salões têm problemas no agendamento, por exemplo. Procure um bom sistema para a marcação de horários e treine o funcionário encarregado. Aproveite para manter sempre atualizada a base da dados dos clientes.

6. Divulgue seu salão de beleza

Seu salão precisa de uma boa fachada, cartões de visita, panfletos, etc. Também é muito importante que você invista em marketing digital, uma maneira mais econômica e efetiva de fazer com que suas informações cheguem até seus clientes, sejam eles antigos ou potenciais.

Tenha um site e abasteça constantemente suas redes sociais. Nessas plataformas, é fundamental que você responda às dúvidas de seus seguidores, transformando essas ferramentas em verdadeiros canais de relacionamento.

Seguindo essas dicas, você estará muito mais perto de ter um salão de beleza de sucesso! Gostou? Então, assine nossa newsletter e receba mais informações sobre negócios e empreendedorismo.

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