Entenda o que você deve considerar antes de investir em uma franquia

Entenda o que você deve considerar antes de investir em uma franquia

Investir numa franquia pode ser uma opção bastante vantajosa para quem quer iniciar o próprio empreendimento. O modelo de negócio já vem definido e testado, a marca já está consolidada e o produto já foi desenvolvido, o que torna o investimento razoavelmente seguro. E mesmo com a economia em crise, o faturamento das franquias no Brasil cresceu 8,3%, segundo estudo do Sebrae.

Porém, ter uma franquia não representa garantia de sucesso. Para entrar no setor, algumas questões importantes devem ser consideradas. Você está disposto a seguir um modelo de negócio? O momento é adequado para investir? Conhece o mercado em que vai atuar?

Entenda esses e outros fatores que devem ser levados em consideração por todos aqueles que pretendem investir em franquia.

Analise se você quer se submeter a um modelo

Uma das vantagens de uma franquia é já oferecer um modelo de negócio pronto e sólido. Porém, algumas pessoas podem se sentir frustradas por ter que seguir regras predefinidas e não poderem conduzir o negócio à sua maneira.

Verifique se você se identifica realmente com a área de negócio e o modelo proposto pela franquia. Caso tenha vontade de criar seus próprios produtos ou queira ter liberdade para testar suas próprias ideias, talvez seja melhor montar o seu próprio negócio.

Escolha o momento certo para investir em franquia

Embora já possua um modelo de negócio consolidado, uma franquia demanda disciplina e dedicação como qualquer outro empreendimento. Por isso, avalie se você terá disponibilidade e vontade para se dedicar ao trabalho

Você poderá deixar seu emprego para cuidar da franquia desde o início? Está disposto a trabalhar nos finais de semana, se necessário? Tem capital suficiente para fazer o investimento sem depender de resultados imediatos? Precisará depender de sócios? Contará com o apoio da família?

Conheça bem o mercado em que vai atuar

Pesquise os concorrentes, consulte especialistas e avalie os números e as tendências do mercado. Uma vez definida a área, compare diferentes opções de franquia disponíveis naquele segmento.

Levante informações, faça reuniões com as franqueadoras e procure esclarecer todas as suas dúvidas antes de decidir qual vai escolher. Importante: entreviste os franqueados, verifique se estão satisfeitos e se o faturamento mensal estimado pela franqueadora corresponde à realidade.

Veja se tem afinidade com a rotina de trabalho

É importante escolher uma franquia que se encaixe com o seu perfil e com os seus objetivos pessoais e profissionais. O trabalho lhe agrada? Você se identifica com o público que vai atender? E como lidará com os funcionários? Tem facilidade para liderar e motivar pessoas, lidar com problemas e buscar soluções?

Verifique também quais são as exigências da franqueadora. É preciso ter algum conhecimento técnico? Qual a dedicação necessária? Pode desenvolver outras atividades em paralelo?

Aprenda tudo sobre gestão de empresas

Caso você não tenha experiência com gestão, é importante que aprenda a fazer o planejamento estratégico e o controle financeiro de seu negócio. O franqueador não fará isso por você. Não é preciso ser um especialista, mas é recomendável que conheça com detalhes todos os números envolvidos. Eles lhe darão clareza e propriedade para planejar e administrar a sua franquia.

Arregace as mangas!

Não pense que abrir uma franquia possibilitará que você trabalhe menos. Lembre-se que o sucesso do empreendimento dependerá de esforço, dedicação e persistência, principalmente no início. Você precisará seguir uma rotina de trabalho, sacrificar outros interesses e colocar seu projeto como prioridade. Mas depois valerá a pena!

Como você pode notar, uma franquia traz vantagens, mas também desafios. Seguindo esses preceitos básicos, você estará pronto para investir em franquia com muito mais propriedade e segurança.

Você pensa em investir franquia? Esse artigo lhe ajudou a amadurecer suas ideias e esclarecer dúvidas? Caso tenha gostado, compartilhe nas redes sociais!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também