Como posso unificar a gestão financeira da loja matriz e da filial?

Como posso unificar a gestão financeira da loja matriz e da filial?

Todo empreendedor sonha em ampliar o seu negócio, porém o medo de não conseguir administrar de forma eficaz e concisa a gestão financeira entre a matriz e a filial ainda é um grande desafio a ser vencido. A gestão financeira é a base de qualquer empreendimento, já que qualquer investimento errado pode gerar sérios transtornos para o empreendedor.

Neste artigo, vamos mostrar a você como é possível unificar a gestão financeira da loja matriz e da filial para que você possa tomar suas decisões com mais confiança. Continue lendo e confira!

Utilize um sistema de gestão eficiente

O primeiro passo que você deve dar para conseguir unificar a gestão financeira da loja matriz e da filial é contratar um sistema de gestão (ERP) eficiente. A partir do momento em que o seu negócio expande, essa ferramenta se torna indispensável.

Esse sistema integra todos os setores da empresa e pode se conectar também com as filiais. Por meio de um ERP, é possível acompanhar, em tempo real, como está o seu estoque, quais foram as vendas realizadas em todas as lojas naquele dia e as demais informações que precisam estar alinhadas em todo o negócio.

Adquira um sistema de TI unificado para melhorar a gestão financeira da empresa

Um grande erro cometido por muitas empresas é integrar à matriz e às filiais sistemas de TI que não são compatíveis uns com os outros. Isso gera um desgaste financeiro, pois, além de diminuir a eficiência da integração ao limitar o compartilhamento das informações, as despesas para a manutenção são bem maiores.

Com um sistema de TI unificado, além de você diminuir seus custos com manutenção, você também vai ter uma visão mais ampla do seu negócio, identificando os possíveis erros financeiros que podem trazer futuros prejuízos para a empresa.

Evite duplicação de dados

Como a empresa está crescendo, é normal que ocorram equívocos por parte dos funcionários e até mesmo do empreendedor, pois, como são muitas pessoas usando o mesmo sistema, é comum que um ou outro cometa algum erro. Porém, esses equívocos devem ser identificados o mais rápido possível para que eles não venham afetar a saúde financeira da empresa.

A duplicação de dados pode interferir muito na gestão financeira provocando confusões e problemas, além de poder também custar muito dinheiro para a empresa, causando constrangimentos à reputação do negócio.

Ofereça treinamento aos seus funcionários e às lideranças

Um passo importante para não só unificar mas melhorar a gestão financeira da empresa é a capacitação dos seus funcionários e lideranças. Por mais que você seja uma pessoa que tenha ainda bastante dificuldade em delegar funções, oferecer treinamentos aos seus colaboradores é essencial, pois a empresa precisa continuar funcionando mesmo quando você não estiver por perto.

A gestão financeira exige cuidados cruciais, visto que é por meio dos dados fornecidos por ela que você vai tomar suas decisões de investimentos, corte de custos etc. Qualquer decisão equivocada pode gerar sérios transtornos para o seu negócio.

Por isso, ofereça treinamentos à sua equipe para que você possa ampliar cada vez mais o seu negócio sem se preocupar com questões que eles mesmos podem resolver.

A gestão financeira de uma empresa é algo muito importante. Por isso, ela deve ser realizada com muita cautela e atenção. É por esse motivo que apresentamos essas dicas, para que você consiga unificar a gestão financeira de sua empresa com tranquilidade e segurança, fazendo com que o seu negócio cresça cada vez mais.

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