4 estratégias de sucesso para fidelizar clientes

4 estratégias de sucesso para fidelizar mais clientes

Eles reduzem os custos de divulgação, são porta-vozes, defendem marca, mantêm uma base sólida de seguidores, de engajamento e, principalmente, de vendas. Clientes fiéis, talvez, sejam a maior riqueza que uma empresa pode ter. Mas o que é preciso fazer para fidelizar clientes?

Há vários bons exemplos no mercado, que usaram diferentes estratégias para chegar lá. Porém, todos eles seguem passos básicos que podem ser adotados pela seu negócio. Hoje, separamos os principais entre eles. Vamos lá?

1. Conheça seus clientes

Como fidelizar se você não sabe do que eles precisam ou o que querem? Conhecer seus clientes é o primeiro passo para conquistá-los. Por isso, invista com segurança em pesquisas de mercado, entrevistas com clientes, colete dados nas redes sociais e em seu site. Aproveite todas as ferramentas disponíveis.

Acima de tudo, esteja aberto para escutá-los. Ofereça canais para que se manifestem espontaneamente, inspire-se nos elogios e não descarte ou veja com maus olhos as reclamações — elas, muitas vezes, trazem mais possibilidades de inovação e melhorias do que as avaliações positivas.

2. Tenha uma identidade forte

Philip Kotler, em seu livro Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano, defende que as empresas, hoje, precisam ir além das vendas e do bom atendimento. Elas precisam ser humanas. E ser humano significa ter sonhos, causas e lutar por um mundo melhor.

Por isso, é importante que a empresa construa uma identidade, uma imagem que vai refletir seus objetivos e também as bandeiras, causas e sonhos pelos quais luta. Isso gera identificação e empatia e torna a organização mais do que um prédio frio vendendo produtos e serviços: ela passa a representar uma causa, um estilo de vida. E consumidores — humanos — defendem aquilo com que se identificam.

3. Ofereça o melhor atendimento do mundo

O atendimento é uma das principais razões pelas quais clientes deixam de comprar e fazer negócios com empresas. A experiência de não conseguir atingir seus objetivos com o call center ou encarar a rispidez de um atendente na padaria no fim de um dia cansativo é quase traumatizante.

Pessoas enfrentam dificuldades todos os dias, não permita que sua empresa seja mais uma delas. Facilite, receba bem, ofereça soluções rápidas, práticas, produtos e serviços de qualidade. O tempo é algo muito valioso para ser desrespeitado — mostre que seu negócio conhece o valor de cada minuto de seus clientes.

4. Crie programas de fidelidade

Os consumidores gostam de fazer parte de algo maior e adoram vantagens. Isso faz com que se sintam especiais e também com que optem por sua empresa sempre que tiverem escolha — e, acredite, eles sempre têm!

Por isso, que tal investir em um programa de descontos para clientes assíduos? Ou oferecer brindes para clientes que voltarem? Alguns programas de fidelidade custam pouco e os resultados são garantidos.

Não se esqueça de que estes cuidados devem ser compartilhados com toda sua equipe, até mesmo quem não tem contato direto com o público. Fidelizar clientes é uma tarefa conjunta, contínua e muito lucrativa para todos na empresa.

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