Foca na conversão! 7 maneiras de aumentar as vendas com promoções incríveis

Foca na conversão! 7 maneiras de aumentar as vendas com promoções incríveis

As promoções sazonais podem ser a chave para aumentar o número de vendas e maximizar o lucro do seu estabelecimento. As datas especiais podem trazer excelentes oportunidades no calendário dos comerciantes, pois são elas que ditam o ritmo do planejamento das ações para os varejistas.

Mas o lucro só aparece se estratégias diferenciadas de comércio forem utilizadas no período de sazonalidade — como ao aproveitar um catálogo de produto, por exemplo. É comum encontrar promoções especiais relacionadas ao apelo emocional que trazem estas datas, pois isso atrai o cliente para a compra.

Quer manter o foco na conversão? Descubra ao menos 7 maneiras para aumentar suas vendas no post de hoje.

1. Conheça bem seu público

Para escolher aquelas datas que podem beneficiar mais sua loja, é preciso conhecer bem seus consumidores. Afinal, algumas datas específicas chamarão mais a atenção de um determinado público.

Aproveite para unir as necessidades dos clientes às oportunidades do seu negócio.

2. Prepare bem o seu estoque e o catálogo de produto

Não dá pra deixar de vender porque faltaram produtos na loja, ainda mais nas épocas de grande movimento. Planeje suas compras com os fornecedores com antecedência, lembrando do foco para os produtos específicos.

Daí a importância de conhecer o ciclo de varejo. Esteja atento ao que oferece em seu catálogo de produto, para que cada item seja encontrado na loja. Já pensou se faltarem panetones em época de Natal?

3. Use as redes sociais para se comunicar com os clientes

Para aumentar as vendas, os clientes precisam saber o que você está preparando para aquela data especial. Vale a pena apostar nas redes sociais para anunciar ofertas e recordar de suas ações para cada período.

As publicações referentes ao tema sazonal, sugerindo a proximidade dele, podem lembrar aos clientes sobre a oportunidade de se preparar melhor, consumindo em sua empresa. Apresente as mesmas vantagens de compra que estão em seu catálogo de produto nas mídias sociais.

4. Ofereça cupons de desconto e vale-presentes

Essas ideias já são bem conhecidas, especialmente no e-commerce. Os cupons de desconto e vale-presentes geram um bom aumento no volume de vendas. Uma boa estratégia é oferecer um valor mínimo de compra para obter o desconto.

Já os vales são bastante empregados em datas comemorativas, já que as pessoas costumam presentear umas às outras. É uma opção que agrada o consumidor direto e quem vai receber o vale-presente, mas beneficia fortemente seu negócio, já que o presentado visitará a loja para escolher pelo que trocar o vale. Essa será uma ótima oportunidade de vender mais.

5. Aposte nas ações do PDV

Personalização é tudo em datas especiais, pois elas falam diretamente com o emocional do consumidor. Então, invista em decoração na sua loja, deixe o ambiente agradável e no clima da comemoração. Só evite os exageros.

Mas, muito além da decoração, personalize os banners, as gôndolas, os cartazes e também seu catálogo de produto. Se sua loja é online, invista em uma vitrine virtual.

6. Ofereça promoções reais

O valor promocional deve ser considerável — a loja deve ganhar mais no volume de vendas, e não na venda individual. Uma coisa que você deve ter em mente é nunca enganar o cliente com falsas ideias de promoção. Isso prejudica a sua reputação.

Garanta que sua oferta seja imbatível, e prefira anunciar seus abatimentos no valor, ao em vez do percentual, nos produtos de preço médio ou maior. Um “desconto de R$ 100,00”, afinal, é mais atrativo do que “20% de desconto” em um produto que custa R$ 500,00.

7. Capacite sua equipe de vendas

Seus vendedores devem estar muito bem capacitados para o grande aumento no fluxo e para oferecer as promoções e os produtos novos de cada data. O atendimento precisa ser diferenciado e de acordo com o público-alvo.

Seguindo todas estas dicas, seu catálogo de produto vai atrair muito mais consumidores e as vendas aumentarão significativamente.

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