Empreendedorismo em família: conciliando a vida pessoal e a profissional

Empreendedorismo em família: conciliando a vida pessoal e a profissional

Empresas familiares são muito comuns, tanto no Brasil quanto no exterior. Esse modelo pode ser muito lucrativo e apresentar vantagens, mas também exige alguns cuidados. Se você já investe no empreendedorismo em família ou pretende começar um negócio com seus parentes, é importante ficar atento a alguns detalhes.

A seguir, falaremos sobre os cuidados que o empreendedor precisa ter e as vantagens que pode explorar para o sucesso de sua empresa familiar:

Busque competências e aprimore os conhecimentos da sua equipe

Um erro muito comum em empreendimentos familiares é não ter o devido cuidado com as competências de cada membro em suas determinadas funções. Tenha em mente que é muito importante para sua empresa contar com profissionais capacitados para cada tipo de competência. E isso vale também para empresas familiares.

Se você optou por trabalhar com seus parentes, estimule-os a fazer treinamentos e cursos. Invista no aprimoramento dos conhecimentos para a área de atuação de cada um deles. Fazendo isso, sua empresa contará com profissionais capacitados e que podem trazer novas soluções para o seu negócio.

Evite conflitos pessoais no ambiente de trabalho

A intimidade entre os membros de uma empresa familiar é um fator que pode atrapalhar muito o desenvolvimento do negócio. Se você tiver questões familiares para resolver com seus parentes, faça-o no ambiente domiciliar. Nunca leve esses problemas para a sua empresa.

Lembre-se da importância de manter um bom relacionamento na esfera profissional. Ao passar pela porta do seu estabelecimento, assegure-se que essas questões devem ficar do lado de fora.

Evite conflitos profissionais no ambiente familiar

A mesma dica dada anteriormente é válida para o inverso. A coisa mais prazerosa ao final de um longo dia de trabalho é chegar em casa e poder relaxar. Não se prive desse momento de prazer por morar na mesma casa que seus “colegas de trabalho”.

Problemas profissionais devem ser resolvidos no ambiente da empresa!

Lembre-se que o empreendedorismo em família pode proporcionar longevidade para sua empresa

Uma grande vantagem das empresas familiares é a possibilidade de sucessão familiar. Empreendimento familiar que passa de pai para filho garante a continuidade de seu projeto. E, além disso, pode oferecer um bom futuro financeiro para os seus descendentes.

Tome decisões em conjunto focando no sucesso

Uma característica do empreendedorismo familiar é que todos os membros da equipe almejam o êxito da organização. Com todos olhando para a mesma direção, fica mais fácil tomar decisões em conjunto. Por isso, procure sempre ter um diálogo democrático e construtivo, visando o sucesso do seu negócio.

Imagine, por exemplo, que você tem um negócio de roupas. Um ótimo caminho para o sucesso é conversar com todos os membros da sua equipe para definir em quais coleções apostar, modelos de negócios mais promissores, ações de marketing com maiores conversões e estratégias de vendas mais adequadas.

Com um bom diálogo, ótimos insights podem surgir. E todos os envolvidos farão uma entrega por completo para atingir os resultados esperados!

Trabalhar em família pode ser prazeroso e ainda trazer recompensas financeiras que garantirão a tranquilidade de todos. Vale a pena investir nesse modelo, desde que todos esses cuidados sejam tomados.

Gostou desse post sobre empreendedorismo em família e quer saber mais sobre o assunto? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também