Afinal, por que é tão importante tirar CNPJ para minha empresa?

Afinal, por que é tão importante tirar CNPJ para minha empresa?

Ter o próprio negócio para fazer o que gosta é o sonho de muitas pessoas que desejam empreender. Se você tem essa vontade, é fundamental saber como tirar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). O registro é um número único que identifica sua empresa e a torna reconhecida e formalizada no mercado.

Para lhe ajudar a entender por que é tão importante ter o CNPJ, preparamos esse post sobre o Cadastro. O assunto despertou interesse? Então, acompanhe nosso artigo!

Qual é a importância do CNPJ?

Ter um CNPJ permite que sua empresa emita nota fiscal e contrate outros serviços. Além disso, o Cadastro torna seu negócio legal perante a Receita Federal.

Com o registro, a Receita identifica seu empreendimento e faz o acompanhamento adequado de obrigações e tributos. A partir do seu cadastro, você também poderá fazer as declarações devidas, garantir a contabilidade adequada e enviar documentos fiscais.

O CNPJ permite também obter financiamentos empresariais e participação em programas que incentivam o desenvolvimento econômico. Você pode, ainda, participar de licitações.

Como fazer o cadastro da empresa quando abri-la?

Agora que você já abriu sua empresa, pode fazer o pedido do CNPJ online. No próprio site da Receita Federal e com a ajuda de um profissional da sua confiança, será possível realizar o procedimento.

No entanto, caso você queira saber os passos para tirar o registro, nós explicaremos a seguir:

1. Separe os documentos

Para iniciar o cadastro, é necessário você ter em mãos todos os documentos necessários. Então, separe-os! É importante lembrar que, para cada tipo de empresa, a Receita Federal fornece uma lista de documentos.

2. Preencha seu cadastro de inscrição

Com um aplicativo de Coleta Online do CNPJ, você poderá preencher seu cadastro de inscrição, alterá-lo ou baixá-lo. Você preenche e envia sua Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica com dados referentes à razão social, seu tipo de atividade e endereço.

3. Apresente o Quadro de Sócios e Administradores da Empresa

O Quadro de Sócios e Administradores (QSA) da empresa também deverá ser apresentado, assim como a descrição dos responsáveis e sua respectiva participação no capital social.

4. Escolha o regime tributário para o seu negócio

Não se esqueça também que existem vários regimes tributários e sociedades. Por isso, antes de obter o CNPJ, pesquise os tipos de regimes e peça ajuda de um profissional para que você tenha a capacidade de avaliar o melhor regime tributário.

5. Envie a solicitação

Após ser enviada a solicitação, você terá um recibo de entrega que lhe permitirá acompanhar o andamento do seu pedido no site da Receita Federal. Caso aconteça algum tipo de problema, será informado para que possa solucioná-lo.

6. Reconheça sua firma e encaminhe os documentos

Se tudo acontecer corretamente, será só imprimir os documentos que foram preenchidos. Eles serão considerados para a entrada do seu CNPJ. Conseguindo os papéis, bastará reconhecer firma e encaminhar via correios ou pessoalmente para uma unidade da Receita, para que você possa se cadastrar.

Como tirar o CNPJ sendo Microempreendedor Individual?

No caso do Microempreendedor Individual (MEI), o processo é mais simples e rápido. O empreendedor precisa pagar uma taxa mensal que não ultrapassa R$ 50,00. Esse é o modelo chamado Simples, que inclui todos os impostos e deveres legais da empresa.

Para se tornar um MEI e ter seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, você pode fazer o procedimento no Portal do Empreendedor, onde você encontrará todas as explicações que precisar.

Agora que você já sabe como tirar o CNPJ e que ele oferecerá segurança e inúmeras vantagens, que tal colocar seu projeto em prática e empreender? Seja um grande negócio, como um empreendimento no centro comercial ou uma pequena loja de roupas, o importante é se formalizar para poder conquistar o mercado que está aí de portas abertas!

Nosso artigo lhe ajudou? Assine nossa newsletter e informe-se um pouco mais sobre outros assuntos relacionados à gestão!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também