Como encontrar o ponto comercial perfeito para o seu negócio

Como encontrar o ponto comercial perfeito para o seu negócio

Para que um negócio tenha sucesso, é preciso considerar os chamados 4 Ps do marketing: ponto comercial, preço, produto e propaganda. Dentre esses, pode-se dizer que o ponto é um dos mais importantes, podendo ser responsável por boa parte do sucesso de algumas empresas.

Encontrar o ponto comercial mais adequado para a sua empresa é uma parte fundamental do plano de vendas e, portanto, vai muito além do pensamento de que um bom ponto é aquele que tem muita visibilidade e baixa concorrência.

Veja neste artigo algumas dicas para escolher seu ponto de vendas de forma inteligente.

Defina sua estratégia de vendas

A coerência entre ponto, preço, produto e propaganda deve estar presente em todas as áreas da estratégia de vendas. Se o seu produto é para vendas rápidas em alto fluxo e seu preço é baixo e acessível, seu ponto precisa ser mais movimentado e deve ter boa visibilidade, para que a propaganda chegue até os transeuntes.

Mas, se o seu produto é mais personalizado e adaptado para vendas planejadas, com uma margem de lucro mais alta, seu ponto deve ter mais espaço para a acomodação dos clientes e sua propaganda deve ser diferente.

Quando você define quem é e como se comporta o seu cliente, a escolha do ponto de vendas se torna algo harmonioso com a proposta da empresa. Isso pode evitar muitos problemas futuros para o seu negócio, como reclamações a respeito do conforto da sua loja, falta de interesse nos produtos, campanhas de marketing pouco eficientes, e por aí vai.

Considere a concorrência

A ideia de “mercado local saturado” faz com que muitas pessoas optem por um ponto comercial mais distante, às vezes, menos movimentado, sacrificando alguns pontos positivos, em função de fugir da concorrência. Essa é uma estratégia a se considerar na hora de encontrar o ponto comercial, mas não deve ser levada a ferro e fogo.

Em muitas situações, a concorrência pode ser facilmente driblada, com uma pequena diferenciação de mercado, o que faz com que seu ponto comercial não perca valor por conta da saturação local de mercado.

Quando a rede de fast food Habib’s estava em sua fase de expansão, a escolha do ponto comercial foi justamente na contramão do senso comum a respeito da saturação de mercado local. A preferência foi dada para locais onde já existia um McDonald’s instalado, com a justificativa de que os clientes veriam o Habib’s como uma alternativa ao hambúrguer e à batata frita, pois esses produtos já haviam saturado o mercado.

Escolha uma infraestrutura adequada

Se o imóvel não estiver de acordo com a proposta, o negócio pode ter problemas em longo prazo. Para encontrar um ponto comercial que tenha um ambiente adequado, é preciso enxergar quais comportamentos o seu cliente terá ao entrar na sua loja, como ele vai se relacionar com o ambiente e como o visual vai influenciar na hora da compra.

Se a sua loja vende artigos mais rústicos, um imóvel mais antigo pode contribuir para a sua marca, fazendo o cliente se familiarizar com a proposta assim que entrar na loja. Já uma loja de tecnologia deve manter um ambiente mais limpo, que traga para o cliente a ideia de organização, limpeza e segurança.

A escolha de um ponto de vendas que tenha as melhores características para o seu negócio é uma tarefa complexa, que envolve muito estudo. É preciso conhecer muito bem o seu cliente, o caminho percorrido por ele até chegar ao seu produto e as expectativas que ele tem. Um bom empreendimento tem parte considerável do seu sucesso relacionada a um bom ponto de vendas e, por isso, a escolha certa nessa hora faz toda a diferença.

Gostou do nosso post de hoje? Inscreva-se em nossa newsletter, para receber mais informações e dicas importantes sobre negócios.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também