Redes sociais: dicas valiosas para lidar com reclamações de clientes

Redes sociais: dicas valiosas para lidar com reclamações de clientes

Quando uma empresa está presente nas redes sociais, como o Facebook, o Twitter ou o Instagram, é inevitável que os clientes utilizem esses canais para fazerem reclamações sobre os serviços prestados.

Porém, ao saber lidar com as reclamações de clientes, sua empresa passará a ver as queixas dos consumidores como algo positivo, que é possível melhorar, e não como uma dor de cabeça.

Então, para ajudar você a receber esses feedbacks negativos da melhor forma, nós produzimos este conteúdo. Nele, listamos 4 dicas valiosas, para que você saiba lidar com as reclamações de clientes, sem deixá-los mais estressados do que já estão. Confira!

1. Sempre responda os comentários negativos

Assim como os comentários positivos, os negativos também precisam ter uma atenção especial nas redes sociais, pois são eles que podem prejudicar a sua imagem com os outros seguidores da sua marca.

Portanto, ao receber um comentário negativo, responda com agilidade, delicadeza e tente ajudar o consumidor a resolver seu problema. Assim, ele poderá pensar em comprar novamente na sua loja, mesmo sabendo que já teve problemas.

2. Quando errar, reconheça

Quando uma empresa quer aprender a lidar com as reclamações de clientes, precisa, antes de tudo, entender que o cliente é uma pessoa que merece atenção e sinceridade, até porque é ele que paga os salários no final do mês.

Portanto, sempre que surgirem reclamações e o erro for da sua empresa, reconheça. Isso não é feio. Muito pelo contrário: feio é errar e não admitir, causar um desconforto tão grande para o cliente, que faça com que ele nunca mais compre da sua marca.

Além disso, lembre-se que um cliente insatisfeito não divulga a sua marca para colegas, amigos e familiares, e o seu negócio é o único que perde com isso.

3. Agradeça quando receber feedbacks

Uma das atitudes mais interessantes que algumas empresas tomam ao receber um feedback do consumidor é agradecê-lo. É necessário ter em mente que não é uma obrigação do cliente ir atrás da sua empresa, pois ele pode simplesmente ficar descontente e não voltar mais.

Portanto, mesmo que o comentário seja negativo, falando mal da qualidade dos seus produtos ou serviços, procure agradecer o cliente com educação e expressar o desejo de melhorar naquele aspecto.

Assim, com certeza, mesmo em um momento de fúria, os consumidores terão em mente que a sua empresa, ao menos, recebe os feedbacks e toma alguma atitude para que não ocorram mais erros.

4. Expresse o desejo de melhorar

Quando o cliente faz uma reclamação nas redes sociais, ele espera, no mínimo, que a empresa tome alguma atitude para que o acontecido não ocorra novamente.

Portanto, é muito importante que a sua empresa elabore uma resposta cabível, mostrando que já tem conhecimento do surgimento do problema e que tomará atitudes para que ele não se repita.

Então, essas são dicas valiosas para que a sua empresa saiba lidar com as reclamações de clientes da melhor forma. Gostou? Deixe seu comentário aqui no post. Com certeza, ele será muito importante para nós seguirmos melhorando nossos conteúdos!

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