4 erros inadmissíveis na decoração de lojas e vitrines

4 erros inadmissíveis na decoração de lojas e vitrines

Criar uma loja física agradável e atraente para seus clientes e potenciais novos compradores é uma tarefa que exige esforço diário e grande parte dele deve ser direcionado para a vitrine: é ela que será o primeiro ponto visual de atração para as pessoas que passam em frente em a sua loja. Errar na sua montagem causa muitos problemas!

Pensando nisso, listamos neste artigo os 4 piores erros na decoração de lojas e vitrines e o que fazer para evitá-los. Continue a leitura e confira!

1. Mau uso do espaço

O espaço disponível em vitrines é precioso, relativamente pequeno e muitas vezes é mal aproveitado. Erros comuns incluem colocar muitas peças e congestionar o espaço ou distribuir manequins e itens avulsos de forma desproporcional, criando áreas vazias em contraste com pontos superlotados.

Para solucionar isto, agrupe suas peças em conjuntos temáticos, como peças masculinas ou femininas, por exemplo. Distribua-as igualmente pelo espaço, garantindo que cada item esteja a pelo menos dez centímetros de distância dos outros. Manequins podem ser parte da solução, ao criar um nível de visão mais alto e privilegiar peças mais nobres.

2. Má iluminação na decoração de lojas e vitrines

A luz é fundamental para qualquer exposição e, se usada de forma correta, pode trazer um ar diferenciado para sua loja. No entanto, lojas e vitrines que tenham iluminação falha, com pontos de sombra e penumbra, transmitem uma noção de descuido e afastam a clientela.

No extremo oposto, luzes muito fortes ou em grandes quantidades agridem a vista e ofuscam a visão dos produtos, trazendo um aspecto quase industrial a seu ponto de venda. Use pontos de luz suficientes para iluminar todos os cantos da loja e áreas da vitrine, podendo alternar entre luzes brancas para iluminação geral e spots de luz amarela para destacar certas peças.

3. Exposição de produtos com pouco ou zero estoque

Quando alguns itens estão em baixa no estoque, o instinto natural é oferecê-los em destaque para que o lojista possa fazer uma nova encomenda rapidamente. No entanto, apenas colocar os produtos com pouco estoque na vitrine pode fazer com que a procura seja maior do que a oferta, gerando revolta em alguns consumidores.

Se deseja liquidar seu estoque sem afastar clientes, faça uma exposição especial, deixando sempre bem claro, em placas e adesivos, que aquelas são as últimas peças do produto.

4. Produtos em exposição por longos períodos

Sua vitrine pode atender a todos os quesitos e ainda assim não ser tão atrativa se não for dinâmica o suficiente. Muitos lojistas, por descuido ou falta de tempo, mantém os mesmos produtos na vitrine por muito tempo, tornando-a estática e com aparência “morta”.

Para dinamizar sua vitrine, mantenha uma rotina de trocas de itens, fazendo pequenas mudanças diariamente e alterando toda a exposição semanalmente ou a cada quinze dias. Vitrines vivas atraem mais compradores!

No artigo de hoje, vimos alguns dos erros mais comuns ao se fazer a decoração de lojas e vitrines e também soluções simples e fáceis de implementar para contornar estes problemas e tornar sua loja ainda mais agradável ao cliente. Comece já a renovar sua exposição e veja os incríveis resultados!

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