O que são clientes promotores e como atraí-los para minha loja?

O que são clientes promotores e como atraí-los para minha loja?

Por mais que as ferramentas de marketing digital tenham evoluído muito nos últimos anos, nada substitui o bom e velho “boca a boca” na hora de atrair novos clientes para sua loja. A publicidade sincera e espontânea de um cliente que usufruiu do seu serviço e gostou muito — a ponto de recomendá-lo aos seus conhecidos — é impagável.

Chamamos esse tipo de consumidor de cliente promotor porque se tornam verdadeiros anunciantes da sua marca. No entanto, a satisfação do cliente guarda em si uma armadilha para qualquer negócio. Uma experiência de consumo negativa pode gerar clientes detratores, ou seja, clientes que vão falar negativamente da sua loja, desencorajando a atração de novos consumidores.

Por isso é essencial ter atenção redobrada com a satisfação do consumidor no seu estabelecimento, buscando aumentar o número de clientes promotores e evitar os detratores. Para ajudá-lo nessa jornada, preparamos algumas dicas essenciais de como atrair clientes promotores.

Conheça o seu cliente

O primeiro passo na busca de aumentar a satisfação do seu cliente é conhecê-lo bem. Você pode começar segmentando por perfil etário e padrão de consumo.

Dependendo do modelo de negócio, é importante utilizar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) para pontuar o relacionamento com o cliente e captar mais informações a seu respeito.

Somente através do conhecimento sobre seu cliente você poderá oferecer um serviço que atenda suas necessidades.

Foque no atendimento para criar clientes promotores

Na hora de conquistar clientes promotores, nada substitui o bom atendimento. É preciso garantir que o cliente saia da sua loja satisfeito com a forma como foi tratado e querendo voltar.

Aqui também entra a importância de conhecer bem seu cliente para oferecer um padrão de atendimento adequado ao seu perfil. De nada adianta ter um atendente extremamente atencioso se seu cliente tem um perfil de consumidor mais independente e quer ser deixado em paz, por exemplo.

Engaje a equipe para manter o padrão de qualidade

Você pode ter um produto excelente, equipe bem treinada e remunerada e a busca incessante pelo padrão de qualidade, mas se sua equipe não acreditar nos valores que você busca empregar, será muito difícil de manter esse padrão em longo prazo.

Busque deixar os valores e o padrão de qualidade desejados tão claros quanto possível, reforçando a todo o momento o quanto eles são necessários. Cabe também um cuidado especial no momento da contratação e treinamento de equipe, além de monitoramento e feedback constantes.

Seja ágil e atencioso na solução de problemas

Problemas no atendimento ao cliente podem e certamente irão acontecer. Mas isso não significa necessariamente que você vai perder a oportunidade de conquistar um cliente promotor.

Sempre que houver algum erro no atendimento prestado ao cliente, busque ser o mais ágil possível na resolução, mostrando respeito, transparência e atenção ao seu problema. Uma boa política de resolução de problemas para o cliente pode ser justamente o seu diferencial, transformando um limão em uma limonada.

Não adianta tentar fugir: entregar valor para o cliente é a razão de existir de qualquer negócio. E, para isso, é essencial monitorar o grau de satisfação do seu consumidor, corrigindo rapidamente os pontos críticos que possam prejudicar trajetória de compra deles.

No dia a dia do negócio, é muito fácil se perder no tratamento de diversos assuntos. Entretanto, com o foco adequado em qualificar a experiência de consumo, você poderá garantir cada vez mais clientes promotores, engajados em validar e expandir seu negócio.

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