Qual é o perfil de vendedor mais adequado para a minha loja?

Qual é o perfil de vendedor mais adequado para a minha loja?

Trabalhar com vendas é algo que requer muita estratégia. Ao estruturar um time de vendedores, os estabelecimentos comerciais precisam levar em consideração fatores importantíssimos, como seu público-alvo, o tipo de mercadoria vendida e o ambiente. Para cada tipo de nicho, existe um perfil de vendedor mais adequado para o trabalho.

Se você possui dúvidas em relação ao tipo de profissional que você deve procurar para ocupar as vagas de venda em sua loja, fique de olho nas dicas abaixo.

Quais são as características de um bom perfil de vendedor?

Antes de falar de perfil, é preciso esclarecer quais são as principais características que um profissional de vendas deve possuir. Em primeiro lugar, é fundamental que seja alguém com boas habilidades de comunicação. Vendedores devem saber conversar com os clientes e, ao realizar uma abordagem, precisam estar preparados para tirar dúvidas sobre produtos e orientar os clientes.

Outras características importantes são paciência, prestatividade, noção de trabalho em equipe e criatividade na hora de oferecer um outro produto. Tudo isso faz parte das habilidades que um vendedor deve possuir para se destacar e alavancar os resultados.

Quais são os tipos de vendedores?

O informado

Lojas que trabalham com produtos de tecnologia ou que possuem características muito específicas requerem vendedores informados sobre os produtos. Imagine que você entra em uma loja para comprar um celular e o vendedor não sabe lhe informar quais são os modelos mais potentes, aqueles que possuem exclusividades ou quais têm o melhor custo-benefício.

Esse tipo de leitura só pode ser feito por quem entende do produto. Por isso, é fundamental selecionar profissionais antenados com ou mercado ou, então, investir na capacitação deles para que fiquem por dentro dos assuntos relacionados aos itens vendidos.

O proativo

Existem lojas que precisam renovar seus estoques e, por isso, necessitam da ajuda dos vendedores para movimentar mercadorias que estão há muito tempo paradas. Esta ação requer um vendedor que seja mais proativo, capaz de oferecer novos produtos de maneira pertinente, sem lançar milhões de ofertas para cima do cliente, mas sim tentando casar sua compra original com o produto oferecido.

Tomemos como exemplo uma loja de calçados: um vendedor pode aproveitar que um cliente está comprando sapatos para oferecer cintos ou meias que combinem com eles.

O próximo

Lojas de luxo recebem pessoas que normalmente possuem, além de dinheiro suficiente para seus produtos, uma educação refinada e gostos bem exclusivos. Para atender este público, é preciso colocar no atendimento alguém em quem o cliente enxergue bom gosto e elegância.

Lojas de produtos super premium oferecem atendimento que vai além da simples vendas. Em casos de joalherias e concessionárias de importados, as relações com vendedores são estreitadas por meio da confiança e também pela capacidade analítica do vendedor, que deve estudar seus clientes, as preferências de cada um e até mesmo saber algumas informações importantes, como datas de aniversário, para manter o contato próximo com os clientes.

O criativo

Vendedores também precisam usar a criatividade para encantar os clientes. Em lojas de decoração, de presentes e de artigos para casa, é comum que muitos clientes entrem no estabelecimento sem uma ideia fixa do que querem — afinal, estão olhando peças e tentado casar com o estilo de suas casas, escritórios etc.

O vendedor criativo é fundamental neste tipo de loja, pois ele pode compreender quais são as necessidades do cliente e oferecer para ele produtos que complementem sua ideia principal ou que sejam mais adequadas àquilo que busca o comprador ao entrar na loja. Este tipo de vendedor é ótimo para fidelizar a clientela e também para auxiliar no fluxo de mercadorias do estoque.

Esses são alguns dos perfis de vendedores que podem auxiliar sua loja no aumento das vendas e na fidelização de clientes. Assine nossa newsletter para ficar por dentro de informações sobre gestão de estabelecimentos comerciais e as melhores dicas para o seu empreendimento!

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