
5 mitos em que um empresário de sucesso precisa parar de acreditar
O mundo do empreendedorismo é repleto de teorias quanto as melhores práticas para a expansão comercial. Alguns investem mais no atendimento, enquanto outros acreditam que o marketing é a única saída. Qual opção um empresário de sucesso escolheria?
Se você decidiu por apenas uma delas, saiba que está engando. Isso porque, para atingir o sucesso, o ideal é que o empresário explore ambas as estratégias e adote algumas outras que possam manter o crescimento em um ritmo intenso e controlado.
Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos 5 mitos para você esquecer de vez na hora de expandir sua empresa. Vamos lá?
1. “Não preciso de planejamento”
É normal que, após uma série de meses com faturamento, o empresário se sinta motivado a crescer e investir em outras localidades. Só que fazer isso sem ter um planejamento é dar um tiro no próprio pé.
Antes de abrir uma franquia, avalie se a região prospectada realmente é vantajosa para você. Questões como a logística para receber suprimentos, movimentação de potenciais clientes e até mesmo o panorama econômico local têm de ser levados em consideração para que você faça uma decisão mais efetiva.
2. “Posso investir tudo o que ganho”
Esse é um dos principais mitos que um empresário de sucesso deve evitar. Em primeiro lugar porque o lucro precisa, acima de tudo, garantir a saúde financeira da empresa nos próximos meses. Ou seja: uma parte da quantia ficará no negócio, impreterivelmente.
Em segundo lugar, é muito importante que você mantenha um padrão para o seu negócio, garantindo que a filial tenha os mesmos recursos existentes na matriz. De que adiantará abrir um novo ponto comercial se ele não oferecer a qualidade pela qual sua empresa é reconhecida?
Por isso, dedique todo o tempo que for necessário para fazer uma gestão financeira perfeita para seu negócio. Você sabe o valor que seu lucro tem, utilize-o com cautela.
3. “Sem lucro é falência na certa”
Nada está garantido no universo empresarial. Pode ser que hoje a fila de clientes esteja enorme e, na manhã seguinte, apenas algumas apareçam no seu estabelecimento. Essa situação pode acontecer em qualquer empresa, de qualquer segmento, e você não deve se martirizar por isso.
Lembre-se de que a sazonalidade estará sempre presente. No entanto, fique atento: se a situação persistir, mesmo com um cenário mais favorável, pode ser que algo precise ser melhorado na sua estratégia de vendas. Antecipe-se e corrija quaisquer erros que forem identificados para que o lucro volte ao seu patamar habitual.
4. “Para vender mais, basta ser persistente”
Na verdade, isso mais afasta do que atrai. O consumidor não quer ser pressionado, ele quer ser conduzido. Isso significa que o seu time de vendas precisa saber dosar o nível de persuasão no atendimento, sabendo exatamente quando deve parar para que o cliente faça a sua escolha.
Além disso, há outra questão: um cliente insatisfeito com o atendimento pode prejudicar a reputação da empresa na internet. Com a facilidade que as pessoas têm de expor sua opinião online, um comentário negativo pode gerar uma bola de neve difícil de controlar.
5. “Toda expansão é arriscada”
Não para o empresário que sabe se precaver e buscar alternativas para reduzir ao máximo as possibilidades de prejuízo. É esse o espírito que o guiará na direção do sucesso!
No âmbito prático, incorpore essas dicas valiosas. A primeira é escolher a dedo os franqueados, garantindo que eles estejam em sintonia com os objetivos da empresa. A segunda dica é acompanhar periodicamente os resultados dessa nova unidade.
Uma maneira eficiente de fazê-lo é solicitando um relatório completo para seu franqueado. Outra sugestão é visitar pessoalmente para ajudá-lo no que for preciso, reforçando a parceria que vocês mantêm.
Muito do que circula por aí como verdade absoluta da administração são apenas reflexos de situações pontuais, que não definem a fórmula para o sucesso nos negócios. Como aprendemos hoje, o que vai diferenciar um empresário comum de um empresário de sucesso é a capacidade de separar o joio do trigo. Daí em diante, é só unir comprometimento e competência para ver o progresso acontecer!
E aí, pronto para o sucesso? Deixe sua opinião nos comentários!