Vai abrir uma filial? Saiba como integrá-la à matriz com eficiência

Vai abrir uma filial? Saiba como integrá-la à matriz com eficiência

Abrir uma filial do seu negócio é uma ótima forma de aumentar os lucros e de fortalecer a marca. Durante esse processo, existem diversos desafios, que vão desde a locomoção entre os dois locais até a adaptação dos colaboradores, que terão que se comunicar de forma eficiente entre si mesmos trabalhando em ambiente diferentes.

Para que a filial esteja alinhada com os processos da matriz, é importante ficar atento a alguns detalhes. Nesse artigo, você vai conferir como realizar essa integração com sucesso. Boa leitura!

Padronize os processos

O primeiro passo para realizar a padronização dos processos é aplicar o POP (Procedimento Operacional Padrão). Trata-se do documento que apresenta o planejamento de trabalho da sua empresa, desde as descrições das atividades até os materiais utilizados.

Avalie quais são as funções e tarefas que serão replicadas na filial, quem serão os responsáveis e se haverá modificações em relação à matriz. Esse passo é muito importante para que o fluxo de trabalho entre os dois locais esteja alinhado, organizado e sem gargalos.

Conte com o apoio da tecnologia

Algumas empresas apresentam dificuldades no momento da integração por não utilizarem softwares e recursos de TI compatíveis. É importante que os sistemas sejam os mesmos ou que possam conversar entre si, já que as informações precisam ser inseridas e consultadas no mesmo local.

Além de simplificar o acesso aos dados, sistemas unificados facilitam a manutenção, reduzindo os custos.

Otimize a comunicação

Os colaboradores da matriz e da filial precisam se comunicar com facilidade e agilidade, para que as informações estejam sempre alinhadas e não se percam entre os dois locais. Além disso, é importante que os gestores possam gerenciar as equipes a distância.

Existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ajudar nesse momento, como chat, intranet, videoconferências e aplicativos de conversas instantâneas.

É importante que os líderes incentivem a troca de informações, para que os colaboradores sintam que fazem parte do mesmo time. Uma maneira de fazer isso é por meio do endomarketing, que veremos no próximo tópico.

Fique atento ao endomarketing

Explicando rapidamente, o endomarketing é uma estratégia de marketing que realiza ações internas na empresa. Além de manter os colaboradores motivados, essa prática é muito importante para unificar a comunicação da empresa.

Tudo que é realizado na matriz deve ser replicado na filial. Um exemplo: se existe um mural de novidades em um local, ele deve ser incluído no outro.

As atividades, como confraternizações ou treinamentos, também devem ser aplicadas em ambos os lugares, respeitando sempre os horários e a disponibilidade dos profissionais. Aliás, é fundamental realizar treinamentos durante esse processo, conforme você vai conferir no próximo tópico.

Realize treinamentos

Assim como todo colaborador novo, os funcionários da filial vão precisar de alguns treinamentos para entender o funcionamento das tarefas, a missão e os valores da empresa e como oferecer um bom atendimento ao cliente.

Além disso, os colaboradores da matriz também estarão diante de uma nova realidade do negócio, e vão ter que receber instruções de como se comunicar de forma correta com a filial. Surgirão várias dúvidas durante o processo, e é importante que os gestores saibam administrar a situação.

Abrir uma filial é um grande investimento para o seu negócio, por isso, fique atento a todos os detalhes. Nesse artigo, você conferiu alguns passos fundamentais para que esse processo seja realizado de forma eficaz e alcance êxito.

Quer ter acesso a mais conteúdo como esse? Acompanhe nosso Facebook, nosso Twitter e nosso YouTube e receba mais dicas para expandir seu negócio!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também