Como expandir meu negócio sem cometer 5 erros? Aprenda aqui!

Como expandir meu negócio sem cometer 5 erros? Aprenda aqui!

Depois de ter dado os primeiros passos no mundo do empreendedorismo, é provável que você comece a se perguntar: “Como expandir meu negócio?”. Essa é uma dúvida corriqueira dentre aqueles que pensam grande, e é fundamental para quem pretende se consolidar no mercado.

Contudo, trabalhar na amplificação de um empreendimento pode ser uma tarefa complexa e repleta de desafios. Então, para que você possa expandir seu negócio com segurança, hoje vamos mostrar a você 5 erros que devem ser evitados. Confira já!

1. Não ter objetivos definidos

Ao decidir que é hora de fazer seu empreendimento crescer, mais importante que a pergunta “como expandir meu negócio?” talvez seja a questão “por que eu pretendo expandir meu negócio?”.

O que você espera ao abrir novas lojas? Pretende atingir novos públicos? Diversificar seu ramo de atuação? Conquistar novos segmentos?

Refletir sobre esses aspectos pode ajudá-lo a conhecer os reais objetivos por trás de sua vontade de expandir sua empresa. É evidente que todo empreendedor deseja ver seu negócio se consolidar no mercado e ganhar força, contudo, para alcançar bons resultados, a primeira providência é descobrir exatamente aquilo que você deseja.

2. Não planejar

Seja na concepção ou na expansão de um negócio, o planejamento é fundamental. Assim, no plano de negócios do empreendimento, eventuais expansões já devem estar previstas.

Os gastos previstos com a expansão, bem como o tempo médio estimado para concluir o projeto são algumas das informações que devem ser levadas em consideração antes de dar os primeiros passos.

Em quanto tempo você pretende que suas novas lojas estejam em funcionamento? Quais os locais mais estratégicos para instalá-las? Qual será o público-alvo a ser alcançado? Quais as estratégias de divulgação da ampliação do negócio? Quais os custos da expansão?

Conhecer as respostas a essas perguntas ajudará você a realizar a expansão com maiores chances de sucesso.

3. Não ter recursos suficientes

Não planejar a sua expansão é o caminho certo para o fracasso. Iniciar a ampliação de seus negócios sem ter os recursos suficientes é, definitivamente, um atalho para a falta de sucesso.

Expansões geram custos de infraestrutura, logística, divulgação, e muitos empreendedores transformam seus sonhos em pesadelos ao perceberem que não terão como finalizar os projetos que iniciaram, por pura falta de recursos.

É preciso que você tenha os recursos suficientes para terminar a expansão pretendida, para que possa ter de volta o investimento realizado, no menor tempo possível. Se for o caso, você pode recorrer a financiamentos ou empréstimos, mas é essencial que possua condições de concluir aquilo que iniciar, para não deixar o dinheiro paralisado.

4. Desconhecer o mercado

É importante, antes de tomar a grande decisão de abrir novas lojas, garantir que o mercado será suficientemente receptivo. Haverá pessoas interessadas em adquirir os produtos ou serviços com os quais você trabalha?

Além disso, é fundamental analisar outros aspectos, como as condições econômicas do local no qual você pretende investir, verificar a existência de mão de obra qualificada que possa fazer parte do seu time e investigar o funcionamento da concorrência.

Ter essas informações em mãos lhe ajudará a conhecer melhor o mercado e não cometer erros banais, mas que podem destruir os seus planos.

5. Desconsiderar os riscos

Todos os empreendedores desejam conquistar o sucesso, porém, alguns desconsideram os riscos envolvidos na expansão de seu negócio, e é justamente esse erro que os aproxima do fracasso. Você pode e deve manter-se otimista, mas desconsiderar aquilo que pode dar errado é, no mínimo, uma atitude ingênua.

Analise, antes de iniciar a expansão, tudo o que pode prejudicar seu negócio, para que você tenha tempo hábil para lidar com as situações adversas e até mesmo lançar mão de um “plano B”, se necessário.

Com esse texto, provavelmente responder a pergunta “como expandir meu negócio?” já é algo que não mais o amedronta!

Tenha clareza quanto aos objetivos que estão por trás de sua vontade de expandir seus negócios, planeje sua estratégia, leve em conta todos os riscos envolvidos na operação, garanta que você conhece o mercado e que tem os recursos necessários e comece, enfim, sua empreitada!

O que achou de nossas dicas? Deixe-nos um comentário e conte-nos sua opinião!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também