Conheça os 5 principais fatores que reduzem o lucro da loja

Conheça os 5 principais fatores que reduzem o lucro da sua loja

Muitas vezes, é difícil para o lojista perceber os fatores que resultam na queda do lucro da loja, não é mesmo? Por isso, no post de hoje, separamos os principais motivos pelos quais sua loja não está arrecadando tanto quanto poderia. Continue a leitura, verifique a situação da sua loja e dê a volta por cima!

Por que o lucro da loja caiu?

Especialmente em épocas de instabilidade econômica, o lucro da loja costuma cair. Mas antes de colocar toda a culpa nessa situação,é interessante realizar uma análise interna e descobrir como seu negócio pode funcionar melhor.

Dessa forma, você certamente descobrirá novas maneiras de diminuir os gastos, melhorar processos, administrar o negócio e fazer sua loja voltar a crescer. Vamos lá?

1. Baixa produtividade

Você está aproveitando o potencial da equipe ao máximo? O pagamento do salário/hora costuma ser o maior gasto de qualquer empresa, mas muitas vezes seus funcionários não se dão conta de que poderiam ser muito mais produtivos.

Nesse sentido, uma ideia eficiente é implementar indicadores de produtividade e metas para todos, não apenas para os vendedores. Dessa forma, você estimula a diminuição da ociosidade por parte dos colaboradores e, com o tempo, verá que aquelas velhas listas de pendências estão diminuindo ou, até mesmo, já sumiram.

2. Falta de controle financeiro

Para a sobrevivência do negócio e a possibilidade de lucro da loja, é fundamental estabelecer um controle financeiro. Tenha atenção às entradas, saídas e retiradas, pagamentos de contas e tudo o mais que envolver valores.

Mantenha tudo muito bem organizado com um sistema de controle. Hoje, existem várias possibilidades no mercado, acessíveis ou até mesmo gratuitas, que permitem que você faça uma gestão rápida e prática. Ao investir nessa estratégia, você conseguirá perceber onde seu dinheiro está sendo melhor empregado e tudo o que é inútil e pode ser cortado.

3. Excesso de tarefas

Especialmente nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs), é comum ver funcionários acumulando as tarefas de outros integrantes da equipe. Você deve fazer muito isso, não é mesmo? Entretanto, é preciso achar um equilíbrio para que o funcionário em questão não acabe se desgastando.

Da mesma maneira, como discutimos anteriormente, é preciso estar atento à baixa produtividade. Não é interessante que um colaborador faça muito mais do que outros, então procure dividir o trabalho de forma igualitária para manter todos produzindo.

4. Excesso de estoque

Estoque encalhado significa dinheiro jogado fora! Mesmo assim, frequentemente sequer nos damos conta disso. Desejando atender o cliente em tudo o que ele quer e precisa, muitos lojistas acabam comprando demais. O problema é que eles não conseguem ter saída de tudo isso, e o resultado são estantes abarrotadas de produtos.

Entretanto, produtos demandam manutenção e cuidado para que não percam a validade ou se quebrem. Para contornar a situação, elabore promoções e descontos para deixar as estantes mais leves. Nas próximas vezes, analise a demanda do seu mercado antes de ir às compras.

5. Falta de manutenção

Uma loja é como uma casa: requer atenção e cuidado constantes. Pode parecer besteira, mas os gastos em reparos emergenciais por falta de cuidado podem reduzir muito o lucro da loja, muito mais do que uma manutenção contínua e preventiva.

Faça revisões duas vezes por ano e livre-se do apego ao mobiliário apresentando algum defeito que impeça seu uso. Seu estabelecimento precisa estar sempre focado em receber e atender bem a clientela, sem esquecer de proporcionar o conforto necessário à sua equipe.

Agora que você aprendeu a identificar os fatores que reduzem o lucro da loja, não deixe de analisá-los e corrigi-los no seu negócio para, assim, potencializar seus resultados. Para conferir mais dicas como essas, acompanhe-nos no Facebook, no Linkedin, no Google+, no Twitter, no Youtube e no Flickr!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também