Como vender mais na sua filial por meio do networking?

Como vender mais na sua filial por meio do networking?

Que o networking é essencial para todo profissional e empresa, isso já é um fato estabelecido. Porém, muito mais do que um conceito, é importante saber explorá-lo para produzir os resultados desejados.

Por isso, apesar de todos os artigos já escritos sobre o assunto, talvez você ainda não tenha ouvido sobre como vender mais por meio de sua rede de contatos. Então, que tal tentar essa abordagem e alavancar suas vendas?

O que é o networking?

O networking é, de forma muito simples, uma rede de contatos que pode agregar valor ao seu trabalho. Isso pode significar uma fonte de informações, ajuda no caso de recolocação profissional, indicações para a prestação de serviços ou até mesmo trocas vantajosas para ambas as partes.

Como os conceitos às vezes são banalizados, temos a impressão de que é mais uma palavra da moda. Mas o fato é que estudos sérios apontam que quase 70% das contratações é resultado de um bom networking.

Portanto, seja para conseguir a indicação para a vaga sonhada em uma empresa ou para conquistar novos contratos em seu próprio empreendimento, se você não está usando essa ferramenta, imagine o volume de negócios que está perdendo!

Como vender mais usando o networking?

Para responder a essa questão, vamos apresentar algumas dicas de pequenas atitudes que podem fortalecer seu networking e abrir possibilidades para novos negócios. Pronto para começar?

Contribua de alguma forma

Possuir um networking sólido envolve mais do que ter milhões de amigos no Facebook ou centenas de conexões no LinkedIn. Na verdade, a grande jogada desse mercado é a troca. Sim, o que você tem a oferecer?

Tudo depende muito da sua área de atuação. Porém, uma boa maneira é contribuir de alguma forma é dar dicas sobre o negócio, trocar experiências com outros empreendedores da área, criar um fórum para discutir assuntos pertinentes ao setor, indicar serviços de profissionais de serviços correlatos.

Para expandir o seu networking de forma consistente, não pense em apenas receber., mas pense também em como ajudar. Além de se tornar conhecido, você pode se tornar uma referência na área.

Participe de eventos e entidades voltadas ao comércio

Não restrinja o seu networking apenas aos meios digitais. Seja presente!

É importante descobrir quais são as associações e entidades voltadas ao comércio e procurar frequentar os eventos promovidos por elas. Pense naqueles setores que podem ser seus potenciais clientes, dependendo do ramo de atuação.

Nesses eventos, é mais fácil conhecer pessoas interessadas em negócios do que você imagina, afinal, todos eles são empreendedores ou comerciantes e todos têm o mesmo objetivo que você — a expansão da empresa.

Essa pode ser uma forma quase milagrosa para conseguir indicações, contratos ou parcerias. Assim, todos os envolvidos expandem sua clientela e garantem os resultados desejados.

Para potencializar as chances de negócios, lembre-se apenas do detalhe do item anterior: a troca. Esteja disponível para ajudar a promover o negócio dos seus parceiros, e terá o mesmo tratamento da parte deles.

Tenha sempre um cartão de visita

Nesses eventos ou em qualquer situação, sempre podem aparecer oportunidades de networking, por isso, nunca deixe de levar cartões de visita com você.

Um contato pode ter sido maravilhoso, mas ele só se tornará produtivo se o interlocutor puder levar com ele algo que o ajude a estabelecer contato ou favoreça a indicação dos seus serviços.

Exponha em feiras locais

Feiras temáticas ou locais são ótimas maneiras de tornar seu negócio conhecido e se aprofundar em um nicho de mercado.

Por isso, não tenha medo! Informe-se sobre os eventos de sua região, analise em quais deles o público tem o maior potencial de formar sua clientela e invista nessa forma de marketing. Os resultados podem ser surpreendentes!

Entendeu como vender mais por meio do networking? E você, está sempre de olho em dicas ou oportunidades para alavancar os seus negócios? Então não perca tempo! Siga-nos no Facebook e Twitter e garanta muitas informações e sugestões!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também