Você sabe o que é matriz BCG? Veja como ela pode aumentar as suas vendas

Você sabe o que é matriz BCG? Veja como ela pode aumentar as suas vendas

Criada na década de 70, a matriz BCG (sigla para Boston Consulting Group), é uma das ferramentas mais tradicionais e utilizadas em gestão e marketing. O objetivo desta técnica é auxiliar o administrador na tomada de decisão sobre produtos e unidades de negócio.

A Matriz BCG é uma forma simples de entender o ciclo de vida do produto e mostra de uma forma bem clara em quais o gestor deve ou não investir.

Você já conhece a Matriz BCG? Confira nosso post de hoje e saiba como montar e utilizar esta ferramenta nas decisões de sua empresa.

Como montar a Matriz BCG?

Como o próprio nome diz, esta ferramenta é montada em forma de matriz, 4 quadrantes no formato 2×2, sendo que sua relação horizontal é chamada de Participação Relativa de Mercado, enquanto a relação vertical é chamada de Crescimento do Mercado. Cada uma dessas relações ainda se subdivide em Alto e Baixo.

Após montar a matriz, você precisa colocar o seu produto dentro de cada quadrante, de acordo com as características dele. Estes 4 espaços são chamados de Estrela, Vaca Leiteira, Abacaxi e Em Questionamento (identificado por um ponto de interrogação).

O que eles significam?

Estrela

Classificam-se no quadrante estrela os produtos que estão com alta participação de mercado, o qual está em grande expansão. Este é o “top do momento”, aquele produto que está gerando altos lucros e ganhando a atenção da empresa.

A Estrela demanda maiores investimentos, mas é importante aproveitar o momento e maximizar o lucro gerado por este produto.

Vaca Leiteira

Algumas vezes, este é o status pós-estrela. Um produto se encaixa no quadrante de vaca leiteira quando encontra-se em mercados estáveis, mas com pouco crescimento.

Este tipo de produto gera um lucro alto para a empresa durante um longo período e demanda pouco investimento.

Em Questionamento

Será que este produto vai se tornar uma estrela ou um abacaxi? Esta é uma pergunta que se deve fazer ao classificar um produto no quadrante Em Questionamento (também chamado de Ponto de Interrogação).

Aqui, o produto encontra-se em um mercado com alto crescimento, mas com baixa participação de mercado. Por isso, os investimentos e estratégias devem ser pensadas com calma e de maneira assertiva, pois é o que pode definir se o produto se transformará em estrela ou abacaxi dentro da matriz.

Abacaxi

Produtos com baixa participação e em mercados com baixo crescimento, sem muita perspectiva de melhora, são classificados dentro do quadrante Abacaxi. Este tipo de produto não deve receber os investimentos da empresa e talvez deva até ser descartado da lista, pois gera custo ao caixa da empresa e o retorno não compensa.

Em longo prazo, é quase certo que um produto vaca leiteira se transforme em abacaxi.

A Matriz BCG pode ser utilizada para vários tipos de empresa e auxiliar os gestores na tomada de decisões para produtos e novas filiais de seu negócio. É importante destacar que, se você trabalha com filiais, esta matriz pode ser diferente para cada local.

Você já criou a Matriz BCG para sua empresa? Deixe seu comentário e conte-nos como foi a experiência de aplicar esta técnica ou como pretende fazê-la no seu negócio.

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