Música ambiente: entenda como utilizar essa ferramenta para aumentar suas vendas

Música ambiente: entenda como utilizar essa ferramenta para aumentar suas vendas

Se pararmos para pensar, a música está presente no cotidiano da nossa sociedade há muito tempo e isso não é um fato sem uma razão. A música pode influenciar nossas reações e nossa relações com o tempo e com o espaço em que estamos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo professor de psicologia Adrian North, a música afeta o perfil do consumo. Na sua pesquisa, ele constatou que as pessoas expostas a um determinado estilo de música tinham um comportamento diferente das que eram expostas a outro tipo no mesmo local.

Por isso, é possível constatar que utilizar música ambiente em sua loja pode ajudar a alavancar suas vendas e ainda a cativar os seus clientes. Quer entender um pouco melhor como fazer isso?

A influência no processo de compra

Os diferentes estilos musicais podem afetar nosso corpo de maneiras diferentes, como as músicas clássicas conseguem fazer com que nossa pressão arterial diminua em pouco tempo, por exemplo. Dessa forma, é possível manipular o perfil de compra dos consumidores que estiverem expostos ao som ambiente do seu estabelecimento.

Vale salientar que, como cada pessoa é um ser único e com suas complexidades, nem todos vão reagir da mesma forma ao serem expostos a um determinado tipo ou estilo musical, mas, no geral, as pessoas correspondem da mesma maneira aos estímulos externos — inclusive no momento da compra.

O perfil do consumidor

Com essas informações em mãos, é preciso começar a pensar além da fronteira dos efeitos da música e entender como queremos que ela influencie e quem ela deve influenciar.

É necessário identificar o seu cliente, entender como ele se comporta e que tipo de música consome para fazer com que a trilha ambiente da sua loja tenha sentido com as características da sua marca e do seu público.

A identificação com a marca

Fato é que, quanto mais interessante for o ambiente oferecido para o seu cliente, mais tempo ele vai permanecer dentro da sua loja e, consequentemente, tende a gastar mais. Quando o consumidor passa a se identificar com a sua marca, mais chances você tem de que ele volte, indique e torne-se um agregador de valor do seu negócio, tornando-se um cliente fiel.

A música ambiente precisa gerar conforto e, por isso, é importante conhecer o perfil dos seus clientes e saber dosar o volume, as variações de estilos, os hits do momento ou as músicas desconhecidas, para que a experiência de comprar seja interessante.

Lembre-se que, se a escolha musical não for boa ou estiver em desacordo com as características do seu negócio, pode ser que o efeito não seja o esperado.

A necessidade de se manter coerente

Assim, é fundamental se manter coerente ao perfil da sua marca — inclusive com a música ambiente, já que ela será mais um dos elementos que vão compor a comunicação do seu negócio. Os clientes levam em consideração a comunicação visual, o atendimento, o posicionamento da marca e o ambiente como um todo.

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