Qual a importância de uma loja ter produtos diversificados e variados?

Qual a importância de uma loja ter produtos diversificados e variados?

Aumentar a sua atuação no mercado é sempre proveitoso para as empresas. Com esse objetivo, os gestores organizam promoções, pesquisas de mercado e campanhas de marketing. Todas essas táticas trazem bons resultados e ajudam a impulsionar as vendas, mas muitos negócios ainda não descobriram a importância de oferecer produtos diversificados. Aprenda mais com o nosso artigo de hoje!

Entenda o que é o mix de produtos

Mix é uma palavra que nos indica mistura, junção. No caso do mix de produtos, o termo indica a diversidade das mercadorias que uma loja oferta aos seus clientes. Tomando como exemplo o segmento de restaurantes, percebemos que o consumidor não frequenta este estabelecimento procurando apenas uma refeição. Ele espera encontrar bebidas, sobremesas e outros adjacentes à especialidade do restaurante — isso é o mix de produtos.

Para obter sucesso em vendas, saber gerenciar toda a gama de mercadorias oferecida é muito importante. Os produtos que serão anexados ao seu catálogo devem ser pensados a partir de um propósitos. Afinal, o mix de itens é o que mostra a personalidade e os diferenciais das empresas.

São muitas as vantagens de variar os produtos. Adotando essa estratégia, você aumenta sua atuação no mercado e dá mais opções ao seu comprador — o que te ajudará a atrair mais público para o seu restaurante.

Produtos diversificados satisfazem o cliente

O comprador está mais criterioso. Hoje, ele não quer apenas qualidade ou bom preço — ele quer também variedade e liberdade de escolha. Dando ao consumidor novas opções de compra, você consegue atrair mais clientes para dentro do seu restaurante.

Para que o cliente queira consumir no seu estabelecimento em vez da concorrência, é preciso que você ofereça algo único. Isso é chamado de diferencial competitivo. E o diferencial do seu restaurante pode ser uma boa gama de produtos no cardápio. Investindo no aumento do mix de produtos, você eleva o nível do seu negócio e aumenta a probabilidade de vendas.

Essa estratégia aumenta as compras por impulso

Aumentar seu mix de produtos pode facilitar as compras por impulso. Se o seu cliente almoça no restaurante e, na hora de pagar a conta, encontra outros itens expostos no caixa, ele se sente impelido a comprar mais.

É por essa razão que, em muitos estabelecimentos comerciais, são postos doces, bebidas e aperitivos próximos ao local de pagamento. O cliente não entra ali intencionado a fazer aquela compra, mas o produto acaba despertando seu interesse quando ele está no caixa.

Investir em uma variedade de produtos traz público diversificado

Cada empresa tem seu público-alvo, ou seja, aquele cliente que é o típico consumidor idealizado pela companhia e para o qual ela direciona suas campanhas de marketing. Uma saída para vender mais é aumentar essa abrangência de público.

Em um restaurante, potencializar a captação de consumidores pode ser feito com apenas algumas modificações no cardápio. É possível oferecer serviço de self-service, comida a quilo, pratos especiais, churrasco, comidas veganas, dentre outras opções. Seu mix deve ser direcionado para os novos públicos que você deseja alcançar.

Entendeu agora por que oferecer produtos diversificados é tão importante? Quer mais dicas interessantes para o seu negócio? Então, curta a nossa página no Facebook!

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