bom relacionamento com os fornecedores

5 dicas para criar um bom relacionamento com os fornecedores

Uma ideia genial de negócios pode fracassar em virtude de problemas com a cadeia de suprimentos. Isso ocorre porque é praticamente impossível uma empresa ter capacidade de produzir 100% dos seus insumos e, mesmo que o tenha, não será economicamente viável. Por esse e outros motivos, ter um bom relacionamento com os fornecedores é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio.

O próprio Porter, considerado o papa da administração de empresas, já dizia que uma das 5 forças competitivas de um negócio é o poder de barganha dos fornecedores. Mas o que pode parecer um fator negativo e uma ameaça ao empresário, o relacionamento com fornecedores pode ser convertido em uma lucrativa oportunidade de crescimento para todos da cadeia.

Confira aqui 5 dicas para criar um bom relacionamento com os fornecedores e alavancar seu negócio com parcerias sólidas.

1. Tenha conhecimento sobre o próprio negócio ajuda a melhorar o relacionamento com fornecedores

Um dos principais erros que os administradores de empresa cometem no relacionamento com os fornecedores é não ter conhecimento completo dos seus próprios processos e números internos.

É extremamente comum bons fornecedores serem especialistas no setor para o qual fornecem, com anos de prática e parcerias sólidas com seus concorrentes. Por isso, você deve dominar bem seu próprio negócio para não ser engolido nas negociações.

2. Mantenha a calma na seleção e na negociação com fornecedores

Quando você quer tirar seu plano de negócios do papel ou encontra uma oportunidade que parece infalível de crescimento ou na redução dos custos, é normal que a ansiedade de fechar o negócio entre em cena. É aí que mora o perigo de cometer erros graves e fatais para a sua empresa na seleção de fornecedores.

Procure pesquisar muito bem a respeito dos fornecedores disponíveis no mercado, procure opiniões de quem já contratou com eles e negocie muito bem para que a relação seja benéfica para ambos os lados.

3. Estimule a sinergia no relacionamento com fornecedores

Outro erro muito comum que os empresários cometem no relacionamento com os fornecedores é o de enxergá-los como parte do custo, tentando a todo momento forçar uma redução do preço e deixando-os de fora do seu negócio.

Um bom fornecedor terá todo o interesse em ver a sua empresa saudável e lucrativa, para que a sua relação se perpetue e se consolide. Por isso, é importante estimular a parceria saudável com seus fornecedores, compartilhando resultados de forma transparente e estimulando o diálogo e a troca de ideias.

4. Lembre-se que confiança é essencial — mas evite se tornar dependente

Por mais importante que seja manter um relacionamento franco e de confiança com seus fornecedores, não é recomendável depender em excesso deles. Por exemplo, se seu fornecedor tiver algum problema interno que impacte sua capacidade de entregar no prazo, isso pode ser fatal para o seu negócio.

5. Nunca pare de pesquisar sobre fornecedores

Mesmo depois de selecionar, negociar e criar uma parceria de sucesso com seus fornecedores, não se deve nunca parar de pesquisar sobre o que o mercado tem a oferecer. A concorrência hoje em dia é muito dinâmica e a todo o momento surgem inovações que podem revolucionar seu setor. Por esse motivo, é essencial estar sempre atento.

Com estes cuidados básicos, você tem as ferramentas para construir um bom relacionamento com fornecedores. Nunca se esqueça que o conceito de um bom negócio é ser vantajoso para todas as partes envolvidas. Sempre que alguma delas está enfraquecida, ambos tendem a perder, então, busque crescer junto com seus fornecedores — não às custas deles.

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