Negócios em expansão

Negócios em expansão: entenda como planejar o crescimento da sua empresa

Um dos maiores objetivos de muitos empreendedores é conseguir chegar ao ponto de expandir seus negócios e garantir o crescimento da empresa. Porém, essa é uma atividade que requer muito planejamento, pois corre-se o risco de sofrer uma influência negativa, caso algo não saia como esperado.

Parece óbvio falar em planejamento, mas ele é fundamental para que qualquer atividade possa trazer bons resultados. Com um plano adequado, é possível dimensionar melhor quais recursos são necessários, os custos que serão gerados, os riscos, as oportunidades, quais estratégias serão adotadas, entre outras coisas.

Para isso, é preciso considerar alguns aspectos básicos que você deve se questionar para planejar o crescimento do seu negócio em expansão. São eles:

A mão de obra atual é suficiente para suprir uma demanda maior?

Um dos primeiros pontos que devem ser avaliados é se, com o aumento da demanda de venda, a equipe atual consegue garantir a capacidade produtiva. Isso vale também para o espaço disponível. Caso as respostas sejam positivas, é sinal de que existe uma ociosidade que pode ser aproveitada para realizar a expansão — o que significa custos menores por produção.

Porém, se as respostas forem negativas, é necessário analisar quais mudanças precisam ser implantadas, quais custos isso vai gerar e se os novos resultados são suficientes para garantir essa nova operação e ainda gerar lucro.

A estrutura atual dos processos é capaz de suportar a expansão?

Quando se fala em estrutura, é preciso avaliar o espaço, as máquinas, os equipamentos, as ferramentas, os recursos tecnológicos e os setores disponíveis, por exemplo. O ideal é analisar se a disponibilidade desses recursos pode suportar a expansão, ou se é necessário fazer ampliações.

Por exemplo, pode ser que seja necessário criar novos setores e investir em um sistema de gestão mais robusto. Nesses casos, também é necessário avaliar a implicação que os custos terão sobre as estimativas realizadas.

Como o time comercial pode ajudar no crescimento?

Outro ponto muito importante para se avaliar quando o objetivo é manter os negócios em expansão é a capacidade do time comercial de ajudar no crescimento. Por exemplo, se uma nova unidade for aberta, quais pessoas podem ser transferidas para cargos de liderança e serem os multiplicadores do conhecimento? Existe essa disponibilidade?

Isso é importante, pois esse compartilhamento de informações deve ser feito por funcionários que possuem conhecimento não apenas a respeito da rotina de trabalho, mas também sobre a cultura e os valores da empresa, bem como os objetivos planejados.

Como o crescimento pode ser realizado?

Feita a parte inicial de avaliação, é hora de começar a planejar o crescimento, de fato. Normalmente, as decisões mais comuns, são:

Aumentar o mix de produtos

Nesse caso, a escolha é de oferecer mais produtos do que o mix atual, buscando oferecer lançamentos e aprimorar a qualidade, por exemplo. Isso ajuda a oferecer uma variedade maior para os consumidores, além da possibilidade de atrair novos clientes.

Ampliar a carteira de clientes

Também é possível aumentar o público-alvo do negócio, aproveitando a gama de produtos apresentados, além de modificar as estratégias de divulgação da marca e a captação de novos possíveis clientes.

Criar novas unidades

A expansão também pode ser feita por meio da abertura de novas unidades, em regiões diferentes, conseguindo atender uma quantidade ainda maior de clientes — visto que a limitação da área de atendimento passa a ser reduzida.

Colocar os negócios em expansão não é uma tarefa fácil, muito menos rápida. Pois, como podemos ver, é preciso começar a planejar muito antes do crescimento em si. É necessário avaliar a situação atual, onde se espera chegar e o que precisa ser feito para atingir esse objetivo. A partir daí, começa a parte prática do plano.

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