4 formas de identificar e escolher o melhor ponto comercial

4 formas de identificar e escolher o melhor ponto comercial

Abrir um negócio envolve vários riscos, mas um dos segredos que pode garantir o sucesso de um empreendedor é o ponto comercial. Dependendo do segmento da empresa, a loja física precisa estar em um local de fácil acesso e com um fluxo constante de pessoas para lucrar. Caso contrário, o empresário pode ter o melhor produto, serviço ou um preço competitivo, mas ainda assim não conseguirá faturar.

Por isso, saber identificar e escolher o melhor ponto comercial é uma maneira de minimizar riscos ao abrir um negócio. Os primeiros passos envolvem muita pesquisa e análise da potencialidade do mercado.

Para ajudar o empresário nessa tarefa, reunimos, abaixo, quatro formas de identificar e escolher o melhor ponto comercial. Acompanhe!

1. Verificando o fluxo de pessoas do local

Muitos empreendedores acreditam que ruas movimentadas são garantia para o sucesso de um negócio. Entretanto, isso depende muito do segmento e do público-alvo de sua empresa.

Se o seu produto é para consumo imediato ou compra compulsiva, por exemplo, buscar um ponto comercial com um fluxo alto de pessoas é o ideal. Mas, se o seu público-alvo tem um poder aquisitivo mais alto e evita ruas movimentadas, você precisará buscar um local mais calmo e seguro.

2. Analisando a visibilidade do ponto comercial

A visibilidade da sua loja é muito importante também. Não adianta estar em um local com o fluxo ideal para seu tipo de negócio, se o ponto comercial fica escondido. Se você busca pontos na rua, por exemplo, é interessante que seu estabelecimento esteja na linha de visão das pessoas que estão circulando e que quem estiver de carro possa ler sua placa sem dificuldade.

3. Vendo se o acesso é o ideal para seu público-alvo

O ideal é analisar se a proximidade de outros serviços é boa para o empresário e se o acesso é fácil para os clientes. Por exemplo, busque associações interessantes tanto para uma loja de rua quanto em galerias ou shopping center. Se você trabalha no ramo de restaurante, o ponto comercial deve ficar próximo a lojas de sorvetes ou confeitarias.

Em lojas de rua, não se esqueça de verificar se há estacionamentos por perto ou vagas na rua. Já em um shopping, você deve evitar o final do corredor e o último andar. Os melhores pontos ficam perto de escadas rolantes e perto da praça de alimentação.

4. Não se esquecendo da sua concorrência

É essencial que o empreendedor pesquise sobre sua concorrência de maneira estratégica. A localização do ponto comercial é um maneira de você se posicionar para seu público e garantir que os consumidores associem a sua marca quando estiver buscando outras opções.

Por isso, às vezes, é bom estar próximo ao seu concorrente do que em um local distante. Em outros casos, a região está tão saturada que o ideal é se afastar dos outros players.

O que você achou das nossas dicas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais com seus amigos e ajude-os a escolher o melhor ponto comercial para suas lojas também!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também