Conheça as 4 principais dicas de como abrir uma filial

Conheça as 4 principais dicas de como abrir uma filial

Uma maneira de expandir o negócio, aumentar o faturamento e divulgar ainda mais a marca é buscar um novo ponto comercial. Mas, como abrir uma filial é um movimento que envolve riscos, o empreendedor deve fazer uma pesquisa de mercado, buscar o melhor ponto comercial e tomar bastante cuidado com a sua marca.

Muitos empresários não dedicam muito tempo a isso, pois acreditam que a filial terá sucesso garantido porque os consumidores irão reconhecer a marca. Isso é um erro e explica porque muitas empresas não foram bem sucedidas ao expandirem seu negócio. Reunimos, abaixo, as principais dicas de como abrir uma filial e ter sucesso.

1. Faça um planejamento estratégico

Independente do tipo e porte do negócio, é essencial dedicar um tempo para elaborar um planejamento estratégico antes de abrir uma filial. O documento irá ajudar o empresário a enxergar qual é seu objetivo ao abrir um novo negócio, quais os passos necessários para atingir sua meta e quais os pilares que vão sustentar essa decisão.

Pesquise sobre mercado, o público-alvo, verifique se os fornecedores estão alinhados e não deixe de analisar os movimentos dos seus principais concorrentes.

2. Conheça o público-alvo

Você sabia que, dependendo do local, seu público-alvo pode mudar? Determinadas cidades dentro de um mesmo estado podem ter hábitos de consumo totalmente diferentes. Mas isso não quer dizer que você tenha que transformar seu produto ou serviço em algo muito diferente do original.

O primeiro passo é traçar o perfil desse novo público-alvo e verificar como sua empresa poderá adaptar alguns horários, produtos ou promoções. Em seguida, você deve monitorar constantemente para ajustar suas definições caso o consumidor ainda não se identifique com a sua marca.

3. Invista no treinamento da sua equipe

Muitos empresários encaram treinamento como custo, mas isso não é verdade. Capacitar sua equipe para que sua marca tenha um padrão de atendimento ao consumidor e garantir que seu produto ou serviço será idêntico independente da filial que seu cliente estiver é indispensável.

São seus funcionários que irão lidar diariamente com os consumidores, por isso, se você deseja que a filial seja um sucesso, separe um tempo e treine bastante sua equipe.

4. Dedique um tempo na escolha do novo ponto

Um bom ponto comercial é a base de sucesso de uma filial. Não adianta você ter treinado sua equipe, ter o melhor produto ou serviço da região ou ter investido muito dinheiro em publicidade e marketing se não houver a clientela certa para colocar seu esforço à prova.

O local escolhido para que sua marca seja vista precisa ser o melhor em termos de acesso, visibilidade e localização. Caso contrário, não há medidas que salvará seu negócio. Um fluxo alto de pessoas, por exemplo, pode ser vantajoso para alguns empresários, mas horrível para outros. Por isso, dedique tempo para buscar um novo ponto comercial considerando as especificidades do seu negócio.

Como abrir uma filial é uma tarefa que leva tempo, aplique essas dicas e vá a fundo na pesquisa em campo. O olhar do empreendedor também tem um peso relevante nessa tarefa.

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