Entenda como gerenciar uma empresa a distância

Entenda como gerenciar uma empresa a distância

Muitos empresários têm dores de cabeça só de pensar que precisam tirar férias, viajar para atender um cliente ou abrir filiais em outros locais. Como gerenciar uma empresa a distância é um desafio e muitos não estão preparados para isso, é comum que a ansiedade atrapalhe o rendimento dos gestores.

O primeiro passo é entender como será a rotina de cada um. O gerenciamento externo será pontual, apenas nos dias de home office para os funcionários? Ou será diário por conta das filiais ou vendedores que atuam fora da sede?

Essa reflexão é essencial para que o planejamento das tarefas seja um sucesso, a produtividade da equipe e do gestor aumente e todos possam trabalhar em sintonia. Para te ajudar na tarefa, reunimos as 5 principais dicas de como gerenciar uma empresa a distância. Veja!

1. Estabeleça regras claras para sua equipe

Como gerenciar uma empresa a distância pode causar um estranhamento tanto para o gestor quanto para a equipe, é importante estabelecer regras para evitar confusões.

A comunicação precisa ser priorizada sempre, por isso, deixe claro que você deve ser acionado quando houver necessidade e explique em quais situações você não quer ser incomodado.

Gerenciar a distância significa construir uma relação de confiança. Faça manuais ou uma lista simples com instruções para que sua equipe saiba agir quando não conseguir entrar em contato com você.

2. Delegue ao gerenciar uma empresa

Delegar responsabilidades é indispensável para quem deseja gerenciar uma empresa a distância com sucesso. O gestor precisa entender que não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo e confiar em sua equipe é a única maneira.

Identifique um funcionário que tenha liderança e que tenha capacidade de resolver eventuais problemas do seu negócio. Além disso, é importante lembrar que a autonomia para tomar decisões faz parte do processo de delegar tarefas.

Por isso, dê instruções claras de como ele deve agir em determinadas situações e quando ele deve te acionar.

3. Não deixe de criar metas

As metas são ferramentas que auxiliam tanto os funcionários quanto o dono da empresa. Lembrando que elas precisam ser individuais, mensuráveis, atingíveis e alinhadas com o planejamento estratégico do negócio.

Dessa maneira, o gestor pode avaliar o desempenho da equipe mesmo longe. Além disso, as metas ajudam os funcionários a definirem quais tarefas precisam ser priorizadas e a organizar a rotina para que elas possam ser cumpridas.

4. Use e abuse de ferramentas tecnológicas

Hoje, existem aplicativos e softwares que podem ajudar a gerenciar empresas remotamente. Não é preciso investir muito capital para que todos possam ter acesso. Primeiramente, o gestor deve avaliar quais são as necessidades da equipe e como ele vai utilizar as ferramentas também.

Desde organizadores de tarefas, gerenciamento do fluxo de vendas, compartilhamento de documentos a aplicativos de vídeoconferência, existem várias ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para quem está longe da empresa.

5. Agende reuniões presenciais periodicamente

Muitas vezes, a distância pode ser prejudicial tanto para o gestor quanto para o funcionário. Sem encontros presenciais, a tendência é que o empresário fique ansioso e não consiga relaxar mesmo quando está tudo em ordem.

Por outro lado, a equipe se sente abandonada quando a comunicação com o gestor é feita somente por meio de telefonemas ou e-mails. Para evitar isso, marque reuniões presenciais de acordo com a necessidade e com a disponibilidade.

Como gerenciar uma empresa a distância é um desafio constante, conversar pessoalmente com a equipe é indicado para alinhar as expectativas e estreitar o relacionamento.

Entendeu como gerenciar uma empresa mesmo estando longe? Compartilhe em suas redes sociais para reunir mais dicas sobre o assunto!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também